Conferência cultural abre o 3º Festival Universitário de Inverno da UFCG

Realizado no campus Cuité, evento teve pré-abertura neste sábado

Neste sábado, 22, como pré-abertura do 3º Festival Universitário de Inverno do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), acontece a 1ª Conferência de Cultura de Cuité. O evento tem início às 8 horas, no auditório do campus universitário, e terminará com apresentação do Clube dos Trovadores do Seridó, no Pôr do Sol no CES.

Abordando a cultura local e visando traçar uma identidade para as diversas ações culturais desenvolvidas em Cuité, a conferência contará com palestras e mesas-redondas com a participação de gestores públicos municipais, a exemplo do secretário de Cultura Maurílio de Macedo. Na programação, apresentações de grupos teatrais e musicais, além do show do Humorista Zé Chilapa.

O 3º Festival Universitário de Inverno (FUI), que acontece até o próximo dia 29,  tem como meta, além de divulgar o campus Cuité da UFCG, promover uma maior interação da universidade com a comunidade do Curimataú paraibano, contribuindo para a criação de um calendário turístico e o desenvolvimento das atividades culturais da região.

O diretor do CES, Ramilton Marinho, disse que o festival é um dos maiores promovidos por universidade no Nordeste. “Talvez o único com tamanha abrangência, na interlocução como a comunidade, pondo na sua programação um leque maior de atividades e de participações além-campus”, observou, chamando atenção para o engrandecimento do evento com a parceria com a prefeitura de Cuité, o Sebrae e o curso de Arte e Mídia do Centro de Humanidades, campus Campina Grande.

Na programação do festival, até o dia 29, a realização de dezenas de apresentações artísticas e atividades acadêmicas, como mini-cursos, oficinas, simpósios, exposições e palestras. Os mini-cursos, em especial, são divididos entre os abertos à população - Introdução à Fotografia, Animação Stop Motion, Jogos Teatrais, Apreciação Artística, Maquiagem e Noções Básicas de Xadrez -, e os voltados à comunidade acadêmica, nas áreas de Química, Física, Matemática, Biologia, Farmácia, Enfermagem e Nutrição.

Veja aqui a programação completa.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 21/08/2009