Assinadas duas novas bases de dados para o Portal de Periódicos

As novas aquisições foram feitas após consultas à comunidade acadêmica

Já estão disponíveis para consulta no Portal de Periódicos os títulos das bases Dentistry & Oral Sciences e Academic Search Premier, assinadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) junto à editora Ebsco Publishing. As novas aquisições foram feitas após consultas à comunidade acadêmica. Com as assinaturas, o acervo do Portal atingiu a marca de 15.475 periódicos com texto completo, além de referências, patentes, livros, estatísticas, normas e material audiovisual.

A base de dados Dentistry & Oral Sciences é destinada a profissionais e pesquisadores da área de odontologia. Cobre referências e abstracts de 160 periódicos e de diversos livros eletrônicos, além dos textos completos de 134 revistas científicas direcionadas à pesquisa odontológica. Trata-se ainda da única base acadêmica com informações exclusivas nessa área do conhecimento.

Já a Academic Search Premier é uma base de dados multidisciplinar que conta com mais de 2,5 mil periódicos em texto completo. Também está disponível referências e resumos de artigos publicados em mais de 8.450 títulos indexados. A coleção inclui as edições retrospectivas (backfiles) em formato PDF de mais de cem periódicos publicados a partir de 1975.

Para Henrique Espada, professor do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a assinatura da Academic Search Premier permite que pesquisadores e alunos façam seus trabalhos em sintonia com as discussões mais atualizadas realizadas em diferentes áreas do conhecimento. "Sua assinatura consolida o Portal como a ferramenta mais importante à disposição das universidades brasileiras hoje, sobretudo em áreas que, como as Ciências Humanas, são marcadas por uma enorme dispersão de produções relevantes em centenas de periódicos", afirma.

Sérgio Bonecker, professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador vinculado ao Laboratório Integrado de Zoopláncton e Ictiopláncton, conta que a Academic Search Premier disponibiliza títulos importantes na sua área, como o Marine & Freshwater Behaviour & Physiology, Marine Biology Research, Marine Biology Research e o Systematic Biology. Segundo ele, o acesso a esse conteúdo terá impacto direto no ensino e na pesquisa da sua instituição. "Uma das principais missões de nós, professores universitários, é formar bons profissionais na graduação e pós-graduação. Isto só é possível disponibilizando aos nossos alunos informações relevantes, de qualidade e atualizadas presentes em bases como a Academic Search Premier".

O conteúdo Dentistry & Oral Sciences e a Academic Search está disponível para professores, estudantes e funcionários vinculados a instituições participantes do Portal de Periódicos. Como se tratam de bases que indexam referências e também artigos científicos, suas informações pode ser acessado na página do Portal, na aba ‘Resumos' e também na aba de ‘Textos Completos'.

(Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 20/08/2009