topo_cabecalho
UFCG participa de Congresso sobre Geomagnetismo na Hungria

Evento acontece na próxima semana na cidade de Sopron

 

A Unidade Acadêmica de Física (UAF) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) irá participar, na próxima semana, do 11º Congresso da Associação Internacional de Geomagnetismo e Aeronomia (IAGA), na Hungria. A entidade internacional tem por objetivo promover e coordenar estudos das propriedades elétricas e magnéticas do nosso planeta, da atmosfera média e superior, da ionosfera, da magnetosfera, do Sol, do vento solar, dos planetas e dos corpos interplanetários.

 

O evento será realizado até o dia 30 de agosto, na cidade de Sopron, e terá como tema Our magnetic planet in space (Nosso planeta magnético movendo-se no Espaço).

 

O representante da UAF, professor Amauri Fragoso de Medeiros, irá apresentar o trabalho Study of the Environment in which Mesospheric Fronts Propagate, que mostra os novos resultados obtidos no Observatório de Luminescência Atmosférica da Paraíba (OLAP) da UFCG, localizado em São João de Cariri sobre as Frentes Mesoféricas, também denominada “Pororoca Mesoféricas”.

 

As Pororocas Mesoféricas, ou em inglês “Bore”, é um fenômeno que recebe essa denominação devido à semelhança com o que ocorre nos rio e canais que resulta do fato de as águas do rio irem represando o fluxo da maré, formando um desnível crescente que, em dado instante, rompe o equilíbrio e se precipita rio acima em sentido contrário à correnteza do rio, evento similar ocorre na atmosfera.

 

Mais informações em http://www.iaga2009sopron.hu.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 20/08/2009