Ciclo de debates sobre a Universidade do Sertão prossegue nesta quinta no campus Sousa

Na sexta, encontro será realizado em Cajazeiras

Prossegue nesta quinta-feira, 20, em Sousa, o ciclo de debates entre a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), como parte dos estudos da viabilidade técnica para a criação da Universidade Federal do Sertão, a partir do desmembramento dos seus campi Cajazeiras, Patos, Pombal e Sousa. Os encontros acontecerão nos turnos da manhã e noite, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS).

O ciclo, que vai até a próxima sexta-feira, 21, nos campi diretamente envolvidos no desmembramento da UFCG, começou na última terça, 18, com dois debates (manhã e noite), no Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), campus Patos, que, na avaliação do diretor do CSTR, Paulo Bastos, transcorreram de forma tranqüila, com manifestações apenas no sentido de esclarecimentos sobre as vantagens e desvantagens da Universidade do Sertão.

Na opinião do diretor, percebeu-se apenas um pouco de apreensão na classe estudantil. “Há também um percentual de professores e técnico-administrativos que se mostraram resistentes ao desmembramento. O que é compreensível pela força da UFCG, uma instituição consolidada nos cenários nacional e internacional”, frisou Bastos.

Na manhã desta quarta, 20, a comissão institucional, presidida pelo reitor Thompson Mariz, esteve reunida com professores, técnico-administrativos e alunos do Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), campus Pombal. Lá, num primeiro momento do debate, percebeu-se que havia grandes incertezas e um entendimento de que a universidade seria criada de imediato, foi o que destacou o vice-diretor do centro, Romilson Paes.

À medida que as informações foram passadas e as dúvidas dirimidas, segundo Paes, houve uma reversão do pensamento. “O debate despertou novas reflexões, embasadas em dados e consistentes em perspectivas”, concluiu.

Na sexta-feira, 21, com debates nos turnos da manhã e noite, o primeiro ciclo será encerrado no campus Cajazeiras. Na próxima semana, terça e quarta-feira (25 e 26), será a vez dos campi consequentemente envolvidos na proposta de criação da Universidade Federal do Sertão, Cuité e Campina Grande, respectivamente. O campus Sumé, recém-criado, ficará de fora das discussões.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 19/08/2009