topo_cabecalho
Hora da Poesia na UFCG homenageia Fernando Pessoa

Encontro reunirá amantes da arte poética na próxima quinta, dia 20

 

O final da tarde da próxima quinta-feira, dia 20, reserva uma agradável surpresa para os integrantes da comunidade acadêmica da UFCG apreciadores da arte poética. Às 17h terá início a Hora da Poesia, encontro promovido pela professora do curso de Arte e Mídia, Eliane Tereja Lisboa, no espaço da Associação dos Docentes da UFCG (ADUFCG). Na ocasião, será homenageado o poeta português Fernando Pessoa. “O evento também é aberto a pessoas que não integrem a comunidade acadêmica”, esclarece Eliane. “O importante é amar a poesia”.

 

Fernando Pessoa

 

É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e o seu valor é comparado ao de Camões. Por ter vivido a maior parte de sua adolescência na África do Sul, a língua inglesa também possui destaque em sua vida, com Pessoa traduzindo, escrevendo, trabalhando e estudando no idioma.

 

Teve uma vida discreta, em que atuou no jornalismo, na publicidade, no comércio e, principalmente, na literatura, onde se desdobrou em várias outras personalidades conhecidas como heterônimos. A figura enigmática em que se tornou movimenta grande parte dos estudos sobre as suas vida e obra, além do fato de ser o centro irradiador da heteronímia, auto-denominando o autor um "drama em gente".

 

(Kennyo Alex -  Ascom/UFCG)


Data: 17/08/2009