Comprov orienta candidato a não deixar inscrição no Vestibular para última hora

Prazo se encerra na próxima sexta-feira, dia14

Nesta última semana de inscrição para o Vestibular 2010 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a preocupação dos organizadores é com possíveis congestionamentos na página eletrônica da universidade. A orientação é que os candidatos não deixem para os últimos dias, especialmente quinta e sexta-feira, para realizarem a inscrição. A guia de recolhimento da taxa vem com data de vencimento para o dia 14, independente se for gerada nesta segunda ou na sexta-feira.

“Os candidatos podem evitar esse congestionamento realizando suas inscrições à noite, num horário de menor pico”, orienta o presidente da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov), Marcos Gama. Ele também alerta para o fato do pagamento da guia de recolhimento (taxa) ser realizado em agências bancárias ou caixas eletrônicos, “o que pode gerar contratempos, com o enfrentamento de filas.

Segundo Gama, já estão inscritos 18 mil candidatos e a expectativa é de que nesta última semana mais de 10 mil estudantes estejam acessando a página eletrônica da instituição para realizar inscrição - que se encerra na próxima sexta-feira,dia 14, às 23h59min.

Isentos

Outro ponto que merece destaque é o cadastro dos candidatos com direito a isenção completa ou parcial – aqueles que concluíram o ensino médio em escola pública – pois precisam ter seus dados registrados no sistema para que a guia de recolhimento seja gerada. Estes alunos devem conferir, em link da página eletrônica da Comprov, se o seu nome está relacionado e se os dados estão corretos. Cadastro e correções devem ser imediatamente providenciados nas sedes da comissão, nos campi da UFCG. Munidos de cópia da declaração de conclusão ou de concluinte, CPF e RG.

Os candidatos ao curso de Música devem prestar atenção aos itens disponibilizados na página da Comprov – partituras e Teste de conhecimentos Específicos – para a realização da prova de Habilidade.

4.910 vagas para 67 cursos de graduação

O processo de inscrição será efetuado exclusivamente via internet, no site www.comprov.ufcg.edu.br, sendo exigido anexar uma fotografia 3x4, em arquivo digital (JPG), com no mínimo 40KB e no máximo 80KB.

Os valores da taxa da inscrição são os seguintes: para os candidatos que vão participar apenas da 2ª etapa, R$ 40; para os que farão as duas etapas, R$ 80, e para quem concluiu o ensino médio na rede pública da Paraíba antes de 2009, R$ 64. Os candidatos que se inscreverem para os cursos de Arte e Mídia, Desenho Industrial ou de Música devem adicionar à GRU a taxa de R$ 10, referente à aplicação da prova de habilidade específica. Já os alunos matriculados na rede pública estadual neste ano e os do Pré-Vestibular Solidário da UFCG têm direito a isenção total. Todos os candidatos, inclusive os isentos, devem acrescentar à taxa de inscrição o valor do Manual do Candidato, de R$ 15.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 10/08/2009