264 concluintes são graduados pela UFCG

Reconhecimento à excelência acadêmica da instituição deu o tom dos discursos na solenidade de formatura

“A UFCG não só beneficia a Paraíba, é a escolhida de muitos brasileiros”. Frases de reconhecimento e louvor à Universidade Federal de Campina Grande, como esta da paraninfa-geral, Albanita Guerra, alinharam os discursos proferidos na cerimônia de formatura de 264 graduados de 20 cursos do campus Campina Grande, na noite do último sábado, 8, no Centro de Convenções Raymundo Asfóra, no Garden Hotel.

Aberta com apresentação do coral Coro Em Canto, da UFCG, sob regência do maestro Lemuel Guerra - que também acompanhou a soprano Sheysa Freitas na execução do Hino Nacional - a formatura integrada das turmas concluintes de Campina Grande contou com a presença de integrantes da administração da universidade e de representantes dos governos estadual e municipal.

Afirmando que, ao se aposentar, pretende contribuir com a sociedade da mesma forma que a professora Albanita vem fazendo, a vice-diretora do Centro de Humanidades (CH), Rosilene Montenegro apresentou a paraninfo-geral das turmas 2009.1 dos cinco centros de ensino. “A homenageada não foi só uma educadora, continua sendo uma cidadã comprometida com a ética”, frisou.

Em sua fala, a paraninfa lembrou que muitos não têm a mínima oportunidade de viver um momento como aquele, dos que não conseguem concluir nem o ensino fundamental e de crianças que não vão à escola. Alertou que deve ser constante o investimento no ensino público e fez referências aos “exemplos desanimadores dos nossos representantes políticos, um lamaçal”. Expressando que foi na academia que viveu os melhores e mais produtivos anos de sua vida, disse ter a certeza de que semeou sementes por um mundo melhor.

O orador das turmas concluintes, Roberto Akira Taíra, do curso de Arte e Mídia, exaltou a importância da UFCG no cenário nacional, a contribuição que ela vem dando para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, e as transformações e inclusão social que a instituição promove na região, contribuindo para o progresso e valorização do interior nordestino. Junto aos agradecimentos aos pais, aos professores e funcionários da universidade, bradou um “muitíssimo obrigado à UFCG”.

Prêmio Átila Almeida

Concedido pelo CCT, CEEI e CTRN aos dois concluintes de melhor desempenho acadêmico no período letivo, o prêmio teve como vencedores David Candeia Medeiros Maia, do Curso de Ciência da Computação (primeiro colocado), e Yasmine Laíse Firmino de Lima, de Desenho Industrial.

Pró-reitor de Ensino

Presidindo a solenidade, o pró-reitor Vicemário Simões, ao encerrar o evento, comentando sobre o momento de realização para os formandos e familiares, disse que um dos desafios dos recém-formados é pagar o investimento que a sociedade fez, ao financiar sua graduação, com soluções ou caminhos para a solução dos problemas sociais. “Se não puderem resolver, preparem a semente!”

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 10/08/2009