Fapesq reúne 300 alunos de vários municípios em seminário de iniciação científica na UFCG

Público alvo são alunos do ensino médio e técnico profissionalizante

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) reúne na próxima segunda-feira, 10, cerca de 300 alunos do ensino médio e técnico profissionalizante de vários municípios paraibanos, no Seminário Anual de Iniciação Científica Júnior. O evento começa às 9 horas, no auditório do Centro de Extensão José Farias de Nóbrega da UFCG, no campus Campina Grande.

O seminário é destinado a alunos do Pibic Júnior – Programa de Iniciação Científica Júnior e professores de universidades e centros de pesquisa da Paraíba. Na programação haverá a entrega dos certificados de conclusão do Pibic 2008 e a assinatura dos Termos de Outorga para os alunos que estão ingressando o Pibic Jr 2009/2010.

Vários trabalhos serão apresentados durante o evento, resultado dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos do ensino médio no ano de 2008/2009, em centros de pesquisa, a exemplo da Embrapa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (IFECT). São apresentações em forma de palestra, encenação teatral e exposição de painéis.

Entre os temas das apresentações estão: “Educação e Prevenção em DST/AIDS na Escola”, por Dayana Alves, Thais Batista, Márcia Luana, Francy Halyson e Rayane Gomes, alunos da Escola Estadual Mestre Júlio Sarmento, de Sousa; “Nanotubos de carbono funcionalizados para o tratamento do câncer”, por Cosme Silva e Micarla Alexandra, da Escola Estadual Orlando Venâncio, de Cuité; “Novos alvos terapêuticos para doenças negligenciadas: Inibição Seletiva de Topoisomerases de Leishimania sp”, por Samuel Gomes, aluno do Liceu Paraibano, João Pessoa; “O sucesso da implantação do Dots na Paraíba”, pela aluna Gabriela Carla, da Escola Estadual da Prata, de Campina Grande; “Medidas de cloro residual livre e Ph em amostras de água, por Ricardo Alves, da Escola Estadual Hortênsio Ribeiro (Premem), Campina Grande; “Aprendizagem da Matemática através da resolução de problemas”, pelo aluno Filipe José, da Escola Estadual José Leite de Sousa, em Monteiro, entre outros.

Para 2009 foram selecionados 130 bolsistas, que receberão uma bolsa no valor de R$ 100,00 mensais, devendo desenvolver suas atividades junto a uma das instituições de ensino e pesquisa do Estado disponibilizando 10 horas semanais. Os novos bolsistas deverão iniciar suas atividades relativas ao Programa de Iniciação Científica Júnior a partir deste mês de agosto.

O Pibic Júnior é um programa do Ministério da Ciência e Tecnologia, desenvolvido pela Fundação de Apoio à Pesquisa, em convênio com a Secretaria de Educação do Estado, e Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Estadual da Paraíba. Maiores informações pelo telefone (83) 3333 2600.

(Helda Suene – Asscom Fapesq-PB)

Data: 07/08/2009