topo_cabecalho
Capes e MDIC financiam projetos em comércio exterior

Projetos terão duração máxima de cinco anos e deverão necessariamente envolver pesquisadores de diferentes IES

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) assinaram nesta quarta-feira, 5, acordo de cooperação para realização do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa em Desenvolvimento e Promoção do Comércio Exterior (Pró-Comex).

 

O objetivo da iniciativa é estimular a realização de projetos conjuntos em diferentes instituições de ensino superior (IES) para a produção de pesquisas científicas, mercadológicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos pós-graduados em comércio exterior.

 

O Pró-Comex abrange aspectos do desenvolvimento do comércio exterior brasileiro, como a ampliação e exploração de mercados, acordos comerciais, defesa comercial, logística de comércio, aumento da competitividade e adequação da produção nacional. O aprofundamento dos estudos na área pretende contribuir para a consolidação do Brasil como grande player (participante econômico), ampliando sua presença no cenário internacional.

 

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, ressaltou que o convênio dá seguimento a ações, iniciadas em 2004, de formação de recursos humanos em nível de pós-graduação para atuação em diversas áreas. "Os projetos visam a atender as demandas de trabalho do Estado", afirmou. Parcerias semelhantes foram feitas com os ministérios da Defesa, da Cultura, da Saúde, da Agricultura e do Planejamento, Orçamento e Gestão, com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

 

Poderão participar instituições públicas e privadas que possuam, em seus programas de pós-graduação stricto sensu, áreas de concentração e linhas de pesquisa em comércio exterior ou relacionadas. Também concorrerão instituições que apresentarem projetos viáveis de implantação dessas linhas.

 

Os projetos terão duração máxima de cinco anos e deverão necessariamente envolver pesquisadores de diferentes IES. O coordenador da proposta deverá estar vinculado a programa de pós-graduação em nível de doutorado, preferencialmente com nota maior ou igual a 5 na avaliação da Capes. O coordenador-geral do projeto gerencia os coordenadores das demais instituições e precisa ter título de doutor há pelo menos quatro anos. O projeto deve ter caráter multidisciplinar, de preferência contemplando o uso interativo de novas tecnologias da informação e da comunicação para a disseminação de resultados das pesquisas.

 

Além disso, cada projeto deverá contemplar a formação de ao menos um doutor e dois mestres, para os quais serão concedidas bolsas de estudo cuja duração é definida de acordo com as normas da Capes e com o prazo de vigência do projeto.

 

Os recursos aprovados para cada projeto se destinam ao pagamento de bolsas, passagens aéreas, diárias para missões de pesquisa e docência e despesas de custeio, a aquisição de equipamentos e materiais permanentes destinados a atender as atividades do projeto, incluindo bibliografia.

 

O próximo passo será a divulgação do edital e do período de inscrição das propostas. Mais informações pelo e-mail cii@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (61) 2022.6307.

 

(Assessoria de Comunicação da Capes)


Data: 05/08/2009