Intercâmbio de graduação tecnológica entre Brasil e França recebe inscrições

O financiamento vai para projetos com início em 2010.

Até o dia 15 de outubro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com inscrições abertas para o programa Capes-Brafitec. Realizado em parceria com a Conferência dos Diretores de Escolas Francesas de Formação de Engenheiros (CDEFI), o programa apoia cooperações em nível de graduação entre instituições de ensino superior (IES) do Brasil e da França na área das engenharias. O financiamento vai para projetos com início em 2010.

O apoio consiste em bolsas e passagens aéreas internacionais para estudantes e docentes brasileiros e custeio de atividades correntes, no valor de até R$ 10 mil, além de auxílio instalação e seguro saúde. Estudantes permanecem no exterior por até dois semestres. Os docentes podem permanecer por até 30 dias em cada ano.

Cada unidade da IES, como faculdades e institutos, pode apresentar somente um projeto, que deve ter duração prevista de dois anos, prorrogável por mais dois. Existe a possibilidade de associação entre unidades. O coordenador deve ser um docente com título de doutor há pelo menos quatro anos, e a equipe de trabalho precisa de ao menos dois docentes doutores, além do coordenador. A candidatura ao Brafitec não pode ser simultânea ao programa Brafagri.

O intercâmbio entre Brasil e França financia projetos de pesquisa na área das engenharias desde 2003. Nos últimos seis anos, 985 estudantes brasileiros participaram do intercâmbio, por meio de 59 projetos de pesquisa selecionados pela Capes.

Avaliação

A seleção tem quatro fases, nas quais consultores avaliam consistência documental, mérito da proposta e prioridades, que são julgados em uma reunião conjunta Brasil-França. O resultado será divulgado em dezembro.

Acesse o edital.

(Assessoria de Comunicação da Capes)

Data: 05/08/2009