CNPq aumenta quantidade de bolsas para a UFCG

Universidade passa a contar com 188 bolsas no Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi contemplada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq) com mais 17 bolsas para o seu Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que serão distribuídas prioritariamente para as áreas estratégias do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Entre elas, Biotecnologia e Nanotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação, Insumos para a Saúde, Biocombustíveis, Hidrogênio e Energias renováveis, e Biodiversidade e Recursos Naturais.

A UFCG passa a contar com 188 bolsas. Um acréscimo em torno de 10% que representa um salto significativo na quota de bolsas de financiamento do CNPq, avalia o coordenador de Pesquisa da UFCG, Marcelo Jorge Cavalcanti, apontando outras instituições de renome nacional que estão abaixo ou com número de bolsas um pouco superior.

“Se traçarmos um paralelo com algumas universidades, fundações e institutos de pesquisa aclamados, percebemos a expressão da UFCG. Essas bolsas são reconhecimentos a qualidade das pesquisas”, disse.

O Pibic objetiva despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação. Segundo avaliação do CNPq, os alunos que passam pela iniciação científica, mesmo que não ingressem na pesquisa, tornam-se profissionais diferenciados.

Dados do órgão afirmam que 85% dos bolsistas de Iniciação Científica (IC) obtêm o título de mestre até os 24 anos. Esse número cai para 25% entre os não egressos da IC, o que mostra mais um grande benefício trazido pelas bolsas.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 03/08/2009