Equipe da UFCG participa da Operação Rondon em Sapé

Atividades serão encerradas nesta sexta

A Operação Nordeste-Sul do Projeto Rondon conta, este ano, com a participação de uma equipe da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Desde o último dia 20, dois professores e seis estudantes desenvolvem atividades nas áreas de Educação, Cultura, Saúde e Direitos Humanos e Justiça no município de Sapé.

“As atividades foram planejadas de forma a atender a diversos públicos, seja da zona urbana ou rural, uma vez que alguns assentamentos também estão sendo beneficiados pelo projeto com palestras, oficinas temáticas e minicursos, dentre outras práticas”, explica a coordenadora de Extensão Cultural da UFCG, Nadege Dantas, que destaca o surpreendente interesse da população em participar das atividades, “superando todas as nossas expectativas”.

“Em nome de toda a equipe, posso inferir que estamos finalizando nossas atividades com o sentimento do dever cumprido, e o que mais desejamos é que a semente aqui plantada seja regada e bem cuidada para que possa gerar bons frutos”, disse. As atividades da Operação Nordeste-Sul se encerram nesta sexta-feira, 31.

A equipe da UFCG é composta pelos estudantes Ana Raquel de Andrade Lima Barbosa, Joana Camila Melo Duarte, Rodolfo Henrique de Almeida, Mônica Virgínia Solano Brito, Helga Lira Duarte e Willyan D’angellis Aires Costa, e coordenada pelos professores Erik Cristóvão e Nadege Dantas.

Projeto Rondon

A Operação Nordeste-Sul envolve ações na Paraíba e no Rio Grande do Sul e a seleção dos projetos foi feita através de convite do Ministério da Defesa. A idéia da criação do projeto Rondon surgiu em 1966, na Escola de Comando e Estado Maior do Exército. O objetivo era conduzir a juventude universitária a conhecer a realidade do Brasil, como um país continental, multicultural e multirracial e, especialmente, proporcionar aos estudantes universitários a oportunidade de contribuir para o desenvolvido social e econômico do país.

A primeira operação aconteceu em 1967, recebendo o nome Rondon em homenagem ao trabalho do militar e humanista marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Funcionou durante 13 anos, até ter suas atividades encerradas em 1980. Foi relançado em 2005 com a Operação Amazonas.

O projeto já realizou 21 operações com a colaboração dos governos estaduais, das prefeituras municipais, da Associação Nacional dos Rondonistas, UNE, organizações não-governamentais, organizações da sociedade civil de interesse público e organizações da sociedade civil.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 31/07/2009