HUAC toma medidas para atender pacientes com suspeitas da gripe A

Hospital já recebeu cinco pessoas com os sintomas, mas apenas um caso foi confirmado

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vem tomando todas as medidas necessárias para atender pacientes com suspeita de infecção pelo vírus Influenza A, o H1N1, que na madrugada desta terça-feira, 28, fez a primeira vítima fatal na Paraíba, sendo também o primeiro caso de morte no Nordeste.

Segundo o a diretora geral do HUAC, médica Alana Abrantes Nogueira Pontes, o hospital já recebeu cinco pacientes com suspeita de gripe. Destes, apenas um caso foi positivo. “Trata-se de um paciente do município de Tavares”, declarou a diretora. A médica acrescentou que o hospital vem seguindo todos os procedimentos do Ministério da Saúde para o atendimento destes casos.

“No momento, estamos com quatro leitos reservados na ala E (Infectologia), com todo o aparato necessário para o acolhimento dos casos. Os exames são colhidos pelo Lacen, em João Pessoa, para o diagnóstico, e a medicação está sendo enviada pela Secretaria Estadual de Saúde”, enfatizou. O HUAC é um dos dois hospitais referência no atendimento às vítimas da gripe em Campina Grande.

A diretora do HU esclarece à população que não há motivos para pânico, uma vez que a gripe A tem cura e requer cuidados simples, como lavar sempre as mãos após usar banheiros e antes de se alimentar em locais públicos, assim também como após tossir e espirrar, e não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, pratos e talheres. Manter uma alimentação saudável para fortalecer o organismo contra as defesas do vírus H1N1.

Caso na Paraíba

A primeira vítima fatal da gripe A na Paraíba foi o estudante de Enfermagem, Severino Galdino, de 31 anos. Ele estava internado no Hospital Universitário de João Pessoa desde o último dia 22 e começou a sentir os sintomas após retornar de um congresso nacional de estudantes, entre 15 e 16 de julho, em Brasília.

No estado já foram notificados 27 casos da nova gripe. Sete confirmados, 18 descartados e dois casos estão em investigação. Em todo o país já são 46 óbitos provocados pela nova gripe, sendo 16 no Rio Grande do Sul, quatro no Paraná, 20 em São Paulo, cinco no Rio de Janeiro e um na Paraíba.

A gripe

Assim como na gripe comum, a gripe A apresenta quadro clínico leve e quase 100% evolui para a cura. Os principais sintomas são: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. A taxa de letalidade média, nas duas situações, é de 0,5%. Toda a mobilização em torno dela se justifica porque o vírus A (H1N1) é novo e ainda não há pesquisas científicas definitivas sobre suas características. O principal risco associado à doença é uma inflamação severa dos pulmões, que pode levar à insuficiência respiratória.

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 28/07/2009