Capes comemora 58 anos com premiação

Durante as comemorações do aniversário de 58 anos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ocorridas ontem, 22, em Brasília, as 38 melhores teses de doutorado defendidas em 2007 receberam o Prêmio Capes de Tese.

Instituída em 2005, a premiação consagra os trabalhos mais significativos nas áreas do conhecimento reconhecidas pela instituição. O Prêmio Capes de Tese é outorgado à melhor tese selecionada em cada uma das áreas do conhecimento que têm coordenador de área nomeado pela Capes.

Na data também se celebrou o aniversário de 58 anos da Capes. As comemorações se iniciaram à tarde com um seminário, seguido da cerimônia de entrega do Prêmio. O local foi o edifício-sede da Capes, no Setor Bancário Norte, em Brasília.

Novos desafios

Para o ministro da educação, Fernando Haddad, o avanço da educação superior depende do incremento de qualidade nos estágios iniciais de formação. Haddad também apontou o prestígio que a Capes possui no exterior. "É notório o respeito internacional pela instituição, não só pelo incentivo à produção científica, mas pela avaliação e regulação do sistema de pós-graduação, que servem de modelo para outros países", diz Haddad.

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, destacou a chegada do Brasil ao 13° lugar do na produção científica mundial, o aumento no número de bolsas e de parcerias internacionais. O presidente enfatizou o papel da Capes na melhoria da qualidade da educação básica. "Quem diria que, em 2006, aos 55 anos, estaríamos diante de tantas mudanças? Foi nesta ocasião que assumimos esta nova atribuição, a de formar professores para a educação básica. Enfrentar o descaso de décadas na formação de crianças e jovens é o maior desafio brasileiro. Nossa nova missão completa a visão sistêmica de educação imaginada por Anísio Teixeira quando fundou a instituição em 1951", afirma Guimarães.

Grande Prêmio

Na ocasião, instituições parceiras concederam prêmios especiais às três melhores teses nas grandes áreas de Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, e Ciências Humanas. Desde a primeira edição do Prêmio, em 2006, a Fundação Conrado Wessel (FCW) concede US$ 15 mil a cada um dos três vencedores do Grande Prêmio Capes de Tese. Os premiados foram Sergio Adas, da Universidade de São Paulo (USP), com a tese O campo do Geógrafo: Colonização e Agricultura na Obra de Orlando Valverde (1917-1964), em Ciências Humanas; Eduardo Nakamura venceu na área de Ciências Exatas e da Terra com Fusão de Dados em Redes de Sensores sem Fios.

Autor da tese Relação da Sintomatologia com a Presença de Microorganismos e Endotoxinas em Canais Radiculares com Necrose e Suscetibilidade Antimicrobiana de Bactérias Anaeróbicas Estritas, vencedora na área de Ciências da Saúde, Rogério de Castilho Jacinto falou do percurso do pós-graduando até a finalização do trabalho. "Este momento é uma gratificação ao período árduo em que nos dedicamos integralmente à pesquisa. Muitas vezes deixamos de lado amigos e família para contribuirmos com o avanço da ciência", afirmou o professor da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Alessandro Villar, vencedor do Prêmio Capes da área de Astronomia/Física foi agraciado com R$ 15 mil pelo Instituto Paulo Gontijo (IPG), que pela primeira vez concede o benefício.

Também participaram da cerimônia autores de trabalhos agraciados com Menção Honrosa, que pode ser concedida a até duas teses de cada área. Nesta edição, 65 teses receberam a Menção.

Para esta edição, 487 teses foram inscritas. Das 44 áreas do conhecimento, 38 foram selecionadas pela comissão de premiação. A região Sudeste teve 388 inscritas; Sul, 65; Centro-Oeste, 17; Nordeste, 16. A região Norte teve apenas uma tese inscrita. O edital 2009 do Prêmio Capes de Tese será lançado durante a solenidade.

Confira os premiados.

Confira as teses que receberam a Menção Honrosa.

(Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 23/07/2009