UFCG fará reunião sobre Universidade Aberta

Uma reuni?o sobre a Universidade Aberta Brasileira? (UAB), dever? acontecer ?s 9h de amanh?, quarta-feira, 15, no audit?rio do Centro de Forma??o de Professores - CFP, da UFCG, no campus de Cajazeiras (foto), sob a coordena??o do professor Rafael Rodrigues. A iniciativa conta com o apoio do pr?prio Reitor da UFCG, do Secret?rio de Projetos Especiais, professor Marcio Caniello, e de professores que t?m incentivado a divulga??o desse projeto do Governo Federal, que oferece cursos gratuitos, em parceria com universidades federais ou Centros Federais de Educa??o Tecnol?gica - CEFETs, na modalidade de ensino ? dist?ncia.

O coordenador da reuni?o est? convidando professores, secret?rios de educa??o, diretores, representantes de entidades e pessoas interessadas em oferecer cursos t?cnicos ou de gradua??o em seus munic?pios, para estarem presente nesse encontro, quando ser? feira a explica??o da Chamada P?blica no Edital de 20.12.2005, publicado no Di?rio Oficial da Uni?o.

Para o professor Rafael, este momento ? importante e ? mais um espa?o que a UFCG pode dispor para oferecer cursos atrav?s da Universidade Aberta.?
?
Conhe?a mais sobre o assunto atrav?s das mat?rias abaixo, publicadas no Jornal Correio da Para?ba.

Quinta-feira, 12-01-2006 - P?gina Cidades

Grupo mobiliza Brejo para cria??o de p?lo da Universidade Aberta
Munic?pios podem fazer parceria com Governo Federal e oferecer cursos de gradua??o

FERNANDO DE OLIVEIRA

Nenhum munic?pio paraibano enviou projetos para a Universidade Aberta do Brasil (UAB), projeto do Governo Federal que tem o objetivo de, atrav?s de uma parceria com institui??es federais de ensino superior (Ifes) e centros federais de educa??o tecnol?gica (Cefets), oferecer cursos de gradua??o a dist?ncia em todas as cidades do pa?s. No Brejo, uma reuni?o promovida pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares de Alagoa Grande (Gemag) pretende alertar professores, secret?rios de educa??o e prefeitos da regi?o para a import?ncia do projeto e iniciar a mobiliza??o para cria??o de um p?lo da UAB em Alagoa Grande. O encontro ser? amanh? na Escola Estadual de Ensino Fundamental e M?dio Padre Hildon Bandeira, a partir das 19h00.

O edital foi lan?ado no ?ltimo dia 20 e o prazo termina no dia 13 de abril e, de acordo com Rafael Rodrigues, professor universit?rio e integrante do Gemag, ? importante que os gestores municipais n?o percam a oportunidade de enviar seus projetos para oferecer aos estudantes uma chance de conclu?rem o ensino superior.

De acordo com ele, participar?o da reuni?o autoridades de v?rios munic?pios, dentre eles, Juarez T?vora, Alagoinha, Alagoa Grande e Pil?es. "Iremos estar reunidos para preparar projetos de cria??o de p?los de apoio presencial para os cursos de gradua??o que desejamos ter na regi?o, assim como descrever a infra-estrutura necess?ria", explicou Rafael.

O professor lembra que participar da UAB pode ser uma forma de resolver o problema do acesso ao ensino superior. "No Brasil, apenas 10% dos jovens entre 18 e 24 anos t?m acesso ao ensino superior. Isso acontece, tamb?m, porque apenas 3.941, dos 5.560 munic?pios brasileiros possuem turmas. Esta nova Universidade veio para resolver este problema e, por isso, estamos envidando estes esfor?os no sentido de alertar para a sua import?ncia", disse.

Sexta-feira, 13.01.2006
Coluna de Carlos Magno

MOBILIZA??O
Vai acontecer ?s 19h de hoje na Escola Padre Hildon Bandeira, em Alagoa Grande, uma reuni?o com diversos segmentos da cidade para definir os detalhe da implanta??o de cursos de gradua??o no munic?pio, dentro do projeto Universidade Aberta do Brasil, do Governo Federal.

P?LOS
O projeto ir? proporcionar a aproxima??o do ensino superior das comunidades menos assistidas, atrav?s de p?los municipais que ofere?am cursos ? dist?ncia das universidades federais brasileiras. Os munic?pios devem oferecer as condi??es m?nimas exigidas, como conex?o ? internet via banda larga e espa?o f?sico adequado.

QUALIFICA??O
Segundo o professor Rafael Rodrigues, da Universidade Federal de Campina Grande, um dos incentivadores do projeto na regi?o de Alagoa Grande, esta ser? uma boa oportunidade para criar profissionais qualificados para o mercado de trabalho. "? uma oportunidade in?dita no pa?s", afirmou.
?

Segunda-feira, 28.01.2006
Coluna de Carlos Magno

PEDIDO
Uma comiss?o de educadores vai encaminhar ao prefeito Hildon R?gis Navarro Filho, de Alagoa Grande, proposta de cria??o do p?lo da Universidade Aberta, projeto do Governo Federal que prev? instala??o de cursos universit?rios ou t?cnicos em qualquer munic?pio brasileiro.

EXPLANA??O
Esta semana a comiss?o realizou reuni?o para explicar os detalhes do programa, com a participa??o de pol?ticos, professores, estudantes do ensino m?dio, representante do sindicato dos produtores rurais da cidade, de entidades, de seguimentos religiosos e outras pessoas.

VIABILIDADE
Segundo o professor Rafael Rodrigues, do campus de Cajazeiras da UFCG, que faz parte da comiss?o, a proposta ? vi?vel e visa "o amadurecimento intelectual das pessoas interessadas e, principalmente, aos menos favorecidos, que muitas das vezes, por circunst?ncias vitais, n?o tem ?xito no vestibular das universidades paraibanas".

Data: 14/02/2006