topo_cabecalho
CNPq lança edital de cooperação internacional

Embaixada da Bélgica se coloca à disposição da UFCG para colaborar com o estabelecimento de convênios bilaterais

 

Visando o financiamento de atividades de cooperação internacional, no âmbito dos convênios bilaterais com nove países, foi lançado pelo CNPq, no início deste mês, o Edital 15/2009. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor total de R$ 2,4 milhões e para cada projeto será disponibilizado o valor máximo de R$ 60 mil. O financiamento será concedido para propostas vinculadas a instituições da Bélgica, Colômbia, Cuba, Eslovênia, Estados Unidos, França Itália, México e Uruguai.

 

Comunicado à UFCG

 

Em comunicado enviado à Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Embaixada da Bélgica se coloca à disposição para colaborar com o desenvolvimento de cooperações entre a universidade e instituições belgas.

No documento, o embaixador Claude Misson expressa seu desejo de “trabalhar pela intensificação e diversificação das relações acadêmicas e científicas entre Bélgica e Brasil”. Em anexo, enviou uma lista com as principais universidades e centros de pesquisa daquele país, bem como os links das instituições belgas homólogas ao CNPq: a FWO (http://www.fwo.be/en/index.aspx) e a FNRS (http://www1.frs-fnrs.be/index.html).

 

“Diante de eventual interesse, o ideal seria que os pesquisadores interessados estabeleçam contato diretamente com as universidades e centros de pesquisa belgas, de forma a tornar o processo o mais ágil possível”, finaliza.

 

Edital 15/2009

 

O Edital do CNPq, disponível no endereço http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/015.htm, permanece aberto até o dia 17 de setembro.


O proponente deve ser, obrigatoriamente, o coordenador do projeto, possuir o título de doutor e experiência em projetos de cooperação internacional ou qualificação preferencialmente equivalente à de pesquisador "categoria I" do CNPq, ter seu currículo e demais participantes na Plataforma Lattes, e ter produção científica e tecnológica relevante, nos últimos cinco anos, na área específica do projeto de pesquisa.

As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas ao CNPq, com o preenchimento do Formulário de Propostas On Line, que já está disponível na Plataforma Carlos Chagas. O resultado será divulgado em março de 2010.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG, com dados do CNPq)


Data: 21/07/2009