Comprov debate Vestibular da UFCG com diretores de escola

Reunião acontece na manhã desta quarta no auditório da Reitoria

Nesta quarta-feira, 22, a Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizará uma reunião com os diretores das escolas de ensino médio e membros da Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário, lotados no campus Campina Grande, para uma reflexão sobre o Vestibular 2010 da instituição, cujas inscrições também começam nesta quarta. Na pauta, as fortes transformações no processo de acesso ao ensino superior no país tendo o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério de classificação em algumas universidades. A reunião acontece às 9h no auditório da Reitoria.

Marcos Gama, presidente da Comprov, afirmou que a reunião abordará os reflexos e os valores pedagógicos das mudanças no vestibular da UFCG: o fim do processo seriado (vestibular em duas etapas) e a utilização da nota do Enem para o preenchimento das vagas remanescentes.

“O fim da primeira etapa foi uma decisão pedagógica, não uma sinalização de que iremos adotar o Enem como critério único ou parcial de classificação”, disse Gama, afirmando que o problema estava na falsa expectativa criada por alguns candidatos ao não ser eliminados. “Até uma média baixa, inexpressiva para concorrência, gerava o ‘já passou’ e os acomodava”, comentou.

Vestibular 2010

Com uma oferta de vagas 23% maior em relação à edição 2009 - 4.910 distribuídas por 67 cursos de graduação – o Vestibular 2010 inicia suas inscrições nesta quarta, 22, exclusivamente via internet, no site www.comprov.ufcg.edu.br, e se encerrará às 23h59min do dia 14 de agosto.

O candidato precisa estar atento ao preenchimento da Guia de Recolhimento da União (GRU), informando corretamente o número do RG e do CPF, e pagando-a em qualquer agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil. No ato da inscrição online será necessário o envio de uma foto 3x4 recente em arquivo JPG, com no mínimo 40KB e no máximo 80KB.

Taxas da inscrição:

- Candidato que vai participar apenas da 2ª etapa = R$ 40;

- Candidato que fará as duas etapas = R$ 80;

- Candidato que concluiu o ensino médio na rede pública da Paraíba antes de 2009 = R$ 64;

- Candidato que se inscrever para os cursos de Arte e Mídia, Desenho Industrial ou de Música deve adicionar à GRU uma taxa de R$ 10, referente à aplicação da prova de habilidade específica.

- Aluno matriculado na rede pública estadual em 2009 ou aluno do Programa Pré-Vestibular Solidário da UFCG tem direito à isenção da taxa de inscrição.

Todos devem incluir na Guia de Recolhimento da União (GRU) o valor referente ao Manual do Candidato, de R$ 15.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 21/07/2009