topo_cabecalho
Projeto cultural trabalha identidade fotográfica do Cariri paraibano

Oficinas serão ministradas pelos jornalistas Marinilson Braga e Rosenato Barreto, da UFCG

 

Tem início neste sábado, 18, na cidade de Soledade, a primeira oficina do projeto “O olhar sobre o seu meio” que, em três cidades do Cariri paraibano, trabalhará as técnicas e a linguagem da fotografia, difundido a arte e criando possibilidades de outros registros e novas leituras sobre suas estruturas geográficas, sociais e culturais.

 

As cidades de Boa Vista e São João do Cariri também estão na rota do projeto que, gratuitamente, desenvolverá as oficinas de fotografia com 25 participantes cada. As vagas foram distribuídas pelo Instituto Histórico e Geográfico do Cariri Paraibano, Associação dos Alunos da Universidade Camponesa, professores e alunos de escolas públicas municipais, e indicados pelo Banco do Nordeste, patrocinador do projeto - através do Programa BNB de Cultura.

 

“Nunca a fotografia esteve tão próxima e tão presente como agora, registrando passos e até projetando caminhos na vida das pessoas”, defende o jornalista Marinilson Braga, coordenador do projeto, ao se referir à popularização das câmeras e à internet.

 

Para ele, a automação das máquinas tem possibilitado registros significantes e desenvolvido algumas habilidades nos fotógrafos amadores. “Precisamos provocar apenas reflexões sobre as imagens e signos que são veiculados, especialmente sobre nossa identidade. No caso específico do projeto, o nosso espaço e tempo”, explicou o jornalista, que é assessor de Comunicação da UFCG.

 

Enquadramento, equalização e iluminação são pontos a serem trabalhados no quesito técnica, adiantou Braga, considerando-os linhas fundamentais do objetivo geral do projeto. “No entanto, grande parte dele será focada no porquê da foto, o fato e o afeto contidos nela”, comentou, dizendo acreditar que novas imagens - de outros elementos da região, como arquitetura ou artefato – possam vir a se tornar representações identificadoras da região.

 

O curso contará com a participação do fotógrafo Rosenato Barreto, co-ministrante das oficinas, que cuidará das questões didáticas e técnicas do projeto. Para ele, tudo é uma questão de direção, de propostas e dicas. “Queremos oferecer aos participantes ferramentas e modos de olhar e capturar o que está a sua volta, identificando belezas e potencialidades pitorescas do local, e no seu ambiente de convívio”, ressaltou.

 

BNB

 

O Programa BNB de Cultura foi criado pelo Banco do Nordeste em 2005, com o objetivo de democratizar o acesso aos recursos disponíveis para financiamento de ações culturais, desenvolvidas em benefício da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, sua área de atuação. Durante suas cinco primeiras edições foram patrocinados 873 projetos, beneficiando diretamente 437 municípios.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 16/07/2009