Projeto da UFCG é selecionado em programa de cooperação Brasil-EUA

Wallace Barbosa é o autor do projeto, que será desenvolvido em parceria com a Iowa State University

O resultado do programa de cooperação entre Brasil e Estados Unidos - firmado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Fund for the Improvement of Post Secondary Education (Fipse) - foi divulgado na tarde desta quarta-feira, 15, pelo MEC. Entre os 11 projetos aprovados está o do professor José Wallace Barbosa, da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Os projetos são resultado de parcerias universitárias bilaterais, compreendendo, no mínimo, duas instituições de ensino brasileiras e duas norte-americanas.

Intitulado Produção de alimentos e energia: Desenvolvendo um currículo Internacional de graduação em Engenharia, o projeto do professor Wallace Barbosa foi elaborado em conjunto com Daniel Marçal de Queiroz, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e será desenvolvido, nos EUA, sob orientação do professor Brian Steward, na Iowa State University (ISU).

Cada projeto terá duração de quatro anos, com início das atividades previsto para setembro e outubro próximos. A concessão inclui a realização de missões de trabalho, missões de estudo e custeio de atividades correntes por meio do financiamento de materiais de consumo.

Para os docentes, estão compreendidas duas missões nos EUA por ano, nas quais a Capes fornecerá recursos para passagens e diárias.

O Programa Capes/Fipse visa à inserção dos cursos de graduação das instituições de ensino superior brasileiras no cenário internacional. O objetivo é modernizar os currículos acadêmicos por meio do reconhecimento mútuo de créditos e do intercâmbio de docentes e de discentes.

São priorizados projetos de caráter inovador, que conjuguem interesses institucionais, regionais e nacionais. A longo prazo, o Programa pretende atingir um processo de reconhecimento recíproco de diplomas.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG, com dados da Capes)

Data: 16/07/2009