UFCG é contemplada com mais de R$ 3,4 milhões da Finep

Recursos são destinados à compra de equipamentos para laboratórios

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai receber mais de R$ 3,4 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, para melhorias na infraestrutura física. Os recursos são provenientes do Fundo Setorial de Infra-Estrutura (CT-Infra), criado para viabilizar a modernização e ampliação dos serviços de apoio à pesquisa em instituições públicas de ensino superior e de pesquisas, por meio da reforma de laboratórios e compra de equipamentos.

No total, a Finep aprovou R$ 3.484.774,00, destinados ao projeto de Infraestrtura de Equipamentos da UFCG, encaminhado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPG). Os recursos, segundo o gerente executivo de Projeto CT-Infra na UFCG, Romildo Brito, estarão disponíveis em no máximo dois meses e serão exclusivos para compra de equipamentos, que beneficiarão os cinco Centros (CCT, CEI, CTRN e CH, em Campina Grande), que contam com cursos de pós-graduação. O CSTR (Centro de Saúde e Tecnologia Rural), campus Patos, também encaminhou projeto, mas o resultado ainda não foi divulgado.

O pró-reitor de Pós- Graduação e Pesquisa, Rômulo Navarro, lembra que este montante é o maior já conquistado pela UFCG, desde 2004, quando a instituição começou a participar do CT-Infra. No ano passado, o valor foi de R$ 1,9 milhão. Nos anos anteriores os recursos não chegaram a ultrapassar R$ 1,7 milhão. Para Navarro, o montante obtido neste ano é prova de que a instituição, assim como a PRPG, tem buscado melhorar o ensino, por meio de um trabalho mais organizado e preocupado com o desenvolvimento da pesquisa em várias áreas.

Dentro do projeto base, cada instituição de ensino superior podia inscrever cinco subprojetos. Todos os encaminhados pela UFCG foram aprovados: Complementação da Infraestrutura de Pesquisa em Modelagem, Otimização, Controle e Automação de Processos, Equipamentos para o Laboratório de Desenvolvimento de Produtos Agroindustriais Multiusuários, Implantação de uma Grade Computacional e Pesquisas em Criogenia – Utilização de Baixas Temperaturas para Investigação em Processos e Produtos.

Os subprojetos foram criados por uma comissão especial nomeada pela Reitoria, com a colaboração de pesquisadores dos Centros. “Com equipamentos novos e modernos, os laboratórios vão oferecer mais qualidade no ensino prático aos pós-graduandos e ainda servirão para os estudantes de graduação que necessitam usar esses espaços para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas”, frisa Navarro.

Em todo o Brasil, a Finep vai investir R$ 360 milhões na melhoria da infraestrutura física de pesquisa de 119 instituições públicas de ensino superior de todo o País. Este é o maior volume de recursos já disponibilizado pelo programa que, de 2001 a 2007, investiu R$ 819,7 milhões no setor. Do total aprovado este ano, que vão apoiar 345 projetos de criação, modernização e recuperação de laboratórios de pesquisa, 36% serão destinados às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 14/07/2009