Livros para iniciantes e aficionados em ciências exatas

Instituto Ciência Hoje lançará duas obras durante a 61ª Reunião Anual da SBPC: uma sobre os grandes feitos em ciências exatas; outra, com enigmas de matemática

Nesta terça-feira (14/7), durante a Feira de Livros da 61ª Reunião Anual da SBPC, em Manaus (AM), o Instituto Ciência Hoje lançará dois livros em ciências exatas, um com o objetivo de estimular o interesse pela ciência e sua história; outro, para mostrar a beleza da matemática por meio de enigmas.

Em "Fatos que mudaram nossa forma de ver o universo", o leitor terá um panorama sucinto, porém esclarecedor, dos grandes feitos no campo das ciências exatas, que se estendem desde a construção dos primeiros relógios mecânicos, no século 13, até o nascimento da internet, no início da década de 1980. São 53 artigos, escritos em uma linguagem simples, clara e interessante, que ajudam o leitor a compreender que as descobertas científicas - e o conseqüente desenvolvimento da técnica e das tecnologias - têm caráter cumulativo.

Organizado por Alicia Ivanissevich e Antonio Augusto Passos Videira, o livro integra a coleção Memória Hoje, que foi criada com o objetivo de divulgar artigos originalmente escritos por cientistas e jornalistas para as páginas da seção Memória da revista Ciência Hoje. Trata-se do volume 2 da coleção que, nesta edição, está focado nas ciências exatas (o volume 1 abordou as áreas de Ciências Biológicas e Ambientais).

Já o livro Qual o problema? é um conjunto de 40 enigmas que constituem um desafio instigante para 'jovens' de todas as idades. Elementares, curiosos ou provocadores, os problemas propostos exploram, de maneira lúdica e simples, ideias e conceitos usados com frequência por profissionais de várias áreas do conhecimento. Mas, mais do que uma obra didática que busca transmitir princípios ou preceitos, o livro visa despertar a admiração de estudantes e não iniciados para a beleza da matemática.

A história deste livro remete a uma sugestão feita pelo autor, o físico Marco Moriconi, para se criar uma seção com desafios matemáticos na revista Ciência Hoje. A ideia foi rapidamente aceita pela editoria da publicação, que começou a divulgar a coluna 'Qual o problema?' em agosto de 2005. Desde então, a revista publica, de maneira ininterrupta, enigmas com diferentes níveis de dificuldade que entretêm e provocam leitores de todas as idades. Além das 35 colunas já publicadas, foram incluídas no livro outras cinco inéditas.

O lançamento dos livros Fatos que mudaram nossa forma de ver o universo e Qual o problema? ocorrerá no dia 14 de julho, às 18h, no estande da Ciência Hoje da Feira do Livro - evento que acontece em paralelo à 61ª Reunião Anual da SBPC, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus (AM).

(Assessoria de Imprensa da SBPC)