topo_cabecalho
Pós-Graduação em Ciências Sociais promove defesa de dissertação

Trabalho analisa a organicidade do MST em assentamento no Pará

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) do Centro de Humanidades da UFCG promove, nesta terça-feira, 14, a partir das 14h, no auditório do CH, no Hall das Placas do campus Campina Grande, a defesa de dissertação da mestranda Maria Suely Ferreira Gomes.

 

Intitulado A construção da organicidade no MST: a experiência do assentamento 26 de Março/Pará, o trabalho analisa a organicidade no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Assentamento 26 de março, localizado no município de Marabá, Sudeste do estado do Pará.

 

De acordo com Maria Suely, a pesquisa visa contribuir com o debate em torno da construção da organicidade no âmbito do MST, ressaltando as práticas sociais como meio de oferecer um novo olhar sobre a questão. "O estudo demonstrou que a constituição da estrutura organizativa interna do assentamento é considerada o fio condutor para o sucesso e desenvolvimento das famílias acampadas e/ou assentadas", acrescenta a mestranda.

 

A Banca Examinadora será composta pelos doutores Luís Henrique Hermínio Cunha (PPGCS/UFCG), Gonzalo Rojas (UASA/UFCG) e Ramonildes Alves Gomes (PPGCS/UFCG).

 

(Franz Mikhailovitch - Assessor de Imprensa do CH/UFCG)


Data: 13/07/2009