topo_cabecalho
Curso de extensão da UFCG reúne diretores do Ensino Médio e prefeitos em Serra Branca

Formação de Agentes de Desenvolvimento Territorial no Cariri Paraibano será realizado de agosto a dezembro

 

O Curso de Extensão “Formação de Agentes de Desenvolvimento Territorial no Cariri Paraibano”, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus Cuité, reunirá diretores de escolas de Ensino Médio e prefeitos do Cariri para discutir a seleção de alunos e questões relacionadas à logística e desenvolvimento de uma nova turma. O evento acontecerá a partir das 9h desta quinta-feira, 9, no Salão dos Vicentinos, município de Serra Branca. Também participam da reunião, integrantes da Associação de Alunos da Universidade Camponesa – AAUC.

 

O curso será realizado entre 15 de agosto e 12 dezembro deste ano na cidade de Serra Branca e é destinado a jovens de 16 a 18 anos que estejam regularmente matriculados no Ensino Médio das escolas públicas dos municípios de Congo, Caraúbas, Coxixola, Serra Branca, São João do Cariri, Gurjão, Parari, Santo André, Taperoá, São José dos Cordeiros e Livramento.

 

Oferecido pelo CDSA através do Projeto Universidade Camponesa, o curso tem como objetivo desenvolver os recursos humanos e o capital social dos jovens da zona rural através de oficinas de sensibilização em tecnologias apropriadas, articulando o saber local e as inovações científicas, bem como, desenvolvendo as capacidades organizativas e de gestão a exemplo do gerenciamento da unidade produtiva familiar, do associativismo, cooperativismo e questões de organização social e mobilização política.

 

“Pretendemos através deste curso, desenvolver capacidades artísticas e culturais, estimular a construção de projetos de desenvolvimento local sustentável e promover a interação entre os atores sociais envolvidos na agricultura familiar e a comunidade técnico-científica”, disse Márcio Caniello, coordenador do Curso.

 

(Rosenato Barreto, do CDSA/UFCG)


Data: 08/07/2009