Fulbright oferece bolsa na área de direitos humanos

Prazo para envio de propostas é 15 de agosto

Estão abertas as inscrições para o Programa Fulbright-Sergio Vieira de Mello, voltado para oferecer apoio à participação de professores e pesquisadores brasileiros atuando em instituições brasileiras em atividades de docência e pesquisa na Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos.

O programa é voltado para pesquisadores do campo dos direitos humanos. Seu objetivo é também promover o intercâmbio entre pesquisadores do campo.

O nome do programa é uma homenagem ao diplomata Sérgio Vieira de Mello, morto em atentado contra prédio da Organização das Nações Unidas (ONU) em Bagdá, no Iraque.

O programa prevê a concessão de bolsa no valor de US$ 3 mil, por até três meses, além de moradia na cidade universitária, seguro saúde, auxílio instalação no valor de US$ 2 mil, passagem aérea e acesso às instalações e serviços da Universidade de Notre Dame.

O professor e/ou pesquisador deverá realizar pesquisa. Eventualmente, deverá proferir palestras, ministrar cursos e/ou seminários avançados, em tema a ser definido. O programa é voltado para o semestre da primavera (Spring term) de 2010, de acordo com calendário da Universidade de Notre Dame.

Os candidatos devem ter obtido o doutorado antes de 2005 e não podem ter nacionalidade norte-americana. Devem também ter atuação acadêmica qualificada na área de direitos humanos. A fluência em inglês deve ser compatível com o bom desempenho nas atividades previstas. Os candidatos não podem bolsa ou benefício financeiro de outras agências ou entidades brasileiras para o mesmo objetivo.

Mais informações, pelo e-mail sergiovm@fulbright.org.br ou no site http://www.fulbright.org.br.

(Com informações da Comissão Fullbright)

Data: 07/07/2009