Programa de qualificação de servidores da UFCG pode incluir pós-graduação

Pró-reitor sugere criação de um mestrado direcionado aos técnico-administrativos

Ampliar o número de mestrados e doutorados, ofertar uma maior quantidade de bolsas, motivar e supervisionar os cursos de pós-graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) são atribuições de comprovado reconhecimento, pela comunidade acadêmica, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPG). Mas, além dessas preocupações naturais, o pró-reitor Rômulo Navarro tem se dedicado a provocar meios para uma política de pós-graduação direcionada à qualificação dos servidores técnico-administrativos da instituição.

“A UFCG tem historicamente desenvolvido um bom trabalho na qualificação docente. Nosso quadro de pessoal é reconhecido e nossas pesquisas despontam em variados cenários”, ressaltou Navarro, sugerindo que é chegado o tempo da Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRH) da instituição começar a desenvolver, dentro do Programa Talentos de qualificação do servidor técnico-administrativo, um projeto de mestrado na área de Gestão Pública. “As duas pró-reitorias, alinhando-se num projeto dessa natureza, poderão atender a essa demanda da classe funcional e contribuir ainda mais para melhoria do desempenho institucional”, disse.

Especialização em Gestão Pública

A PRH e o Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), campus Sousa, abriram nesta segunda-feira, 6 - indo até o próximo dia 17 - as inscrições para os cursos de aperfeiçoamento e especialização em Gestão e Administração Pública, destinados aos servidores técnico-administrativos dos sete campi da universidade.

Serão duas turmas de ambos os cursos, com 30 vagas cada: uma no campus Campina Grande, para os servidores dos campi Campina Grande, Cuité e Sumé, e outra, no campus Sousa, para os lotados nos campi Cajazeiras, Patos, Pombal e Sousa.

A especialização, além da atualização dos conhecimentos e da criação de instrumentos necessários à melhoria dos padrões de eficiência e eficácia na gestão pública, visa aprimorar a capacidade perceptiva para identificar e diagnosticar problemas organizacionais e propor soluções, e o desenvolver o espírito criativo e inovador na busca de novos conhecimentos e atitudes transformadoras da realidade organizacional e social.

As inscrições, para ambos os cursos, estão sendo realizadas - das 8h às 11h30min e das 14h às 17h30min - na Coordenação de Pós-Graduação do CCJS, em Sousa, e na Coordenação de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da PRH, em Campina Grande.

Não serão aceitas inscrições sem a autorização do chefe imediato ou de servidores com lotação em campus diferente ao que estabelece o edital.

Especialização – Edital e Formulário de Inscrição.

Curso de Aperfeiçoamento – Edital e Formulário de Inscrição

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 07/07/2009