O mais completo atlas da superfície da Terra une 1,3 milhão de imagens

Trabalho foi feito pela Nasa e pelo Ministério da Economia do Japão

O mais completo mapa da topografia da Terra acaba de ser lançado, fruto de uma ação conjunta da Nasa com o Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão.

Chamado de Global Digital Elevation, o mapa foi criado a partir de 1,3 milhão de imagens individuais e cobre 99% da superfície do planeta. Ele está disponível gratuitamente na internet.

As imagens que deram origem ao mapa foram obtidas pelo Radiômetro de Reflexão e Emissão Termal (Aster, na sigla em inglês), um sofisticado equipamento japonês a bordo do satélite Terra.

Dedicado a missões de monitoramento constante do planeta, o satélite Terra já obteve dados importantes das mais diversas áreas, da proliferação de algas a erupções vulcânicas.

No caso específico, o Aster mapeou a topografia terrestre com intervalos de apenas 30 metros entre cada ponto registrado.

- Trata-se do mais completo mapa topográfico digital global já criado no mundo - afirmou Woody Turner, cientista da Nasa que integra a missão Aster. - Este conjunto exclusivo de dados auxiliará usuários e pesquisadores das mais diversas disciplinas que precisem de dados de topografia e informações de terreno.

Os dados podem ajudar, por exemplo, na luta contra incêndios, na conservação dos recursos naturais, no planejamento das cidades, em qualquer área que demande informação geográfica detalhada.

Objetivo é chegar a mapa ainda mais preciso

Até então, o mais completo mapa topográfico do planeta disponível, também feito pela Nasa, cobria 80% da superfície da Terra. Era menos acurado, sobretudo em áreas mais inóspitas, como relevos escarpados e alguns desertos.

O objetivo da Nasa agora é reunir os dados dos dois mapas para obter uma cartografia global ainda mais completa. Saiba mais: https://wist.echo.nasa.gov/~wist/api/imswelcome

(O Globo, 2/7)

Data: 02/07/2009