Servidores da UFCG discutirão novas regras da GEAP esta semana

Universidade considera acionar a Justiça ou até mesmo rescindir o convênio

Os servidores beneficiários da GEAP (Fundação de Seguridade Social) terão 60 dias, a contar de 1º de julho, para aderir à nova modalidade de custeio do plano, determinado pela Fundação, desde novembro do ano passado. De acordo com a nova regra, o plano deixa de ter um percentual descontado na folha dos titulares para ser cobrado em valores referentes a cada modalidade, por número de beneficiários, o que incluem titulares e dependentes.

A não adesão implicará em pena de rescisão do contrato. Segundo pró-reitor de Recursos Humanos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), José Marcos Gonçalves Viana, até que tudo fique resolvido, o atendimento dar-se-á apenas para urgências e emergências. O prazo dos 60 dias foi concedido pelo Condel (Conselho Deliberativo da GEAP).

Como esta modalidade onera os servidores de faixa salarial menor e os que possuem dependentes, a UFCG, assim como vários outros órgãos que mantêm convênio com a GEAP, não assinou o termo de adesão a esta nova modalidade de custeio.

O Condel alterou o custeio dos seus planos no dia 13 de novembro de 2008, através da Resolução nº 418. De acordo com as alterações, os valores ficaram assim estabelecidos: GEAP Saúde (R$ 115,19), GEAP Clássico (R$ 80,47), GEAP Essencial (R$ 68,01) e GEAP Referência (R$ 54,50), por beneficiário. É considerado beneficiário o pensionista, o titular e seus dependentes regularmente inscritos nos planos.

Reuniões

Diante dos fatos, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFCG está convocando todos os titulares do plano para participarem de reuniões que serão realizadas no Campus Campina Grande e nos demais campi. Nos encontros serão discutidas as seguintes possibilidades: acionar a Justiça contra a nova forma de custeio, aderir á nova forma e rescindir o convênio com a GEAP. Nas reuniões também serão discutidos os exames periódicos obrigatórios.

As reuniões obedecerão ao cronograma abaixo:

Dia 30/06/2009, à tarde - campus Cuité;

Dia 01/07/2009, à tarde - campus Patos; à noite, Pombal;

Dia 02/07/2009, pela manhã – Cajazeiras, e, à tarde, em Sousa;

Dia 03/07/2009, à tarde, Campina Grande, no auditório José Farias da Nóbrega.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 29/06/2009