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E-learning debate o ensino a distância

Acompanhe os detalhes da discusão que quer aperfeiçoar a modalidade

 

No segundo dia de palestras do Congresso e-Learning Brasil, Paulo Nathanael, presidente do CEPN (Centro Educacional Paulo Nathanael), afirmou que o modelo educacional brasileiro está ultrapassado por estar voltado à qualificação das elites e por não considerar a aplicação prática das teorias. Dessa forma a educação não contribuiria para que o País alcance os objetivos estratégicos definidos junto à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação) e que prevêem o desenvolvimento sócio-econômico e o amadurecimento da democracia. "Sem que o povo seja educado, a democracia fica prejudicada e o desenvolvimento também sofre por falta de mão-de-obra qualificada", resume ele.

 

Segundo Nathanael, um dos motivos para isso é a falta de preparo dos professores, que não aprendem sobre como a teoria embasa as ações cotidianas. "A teoria só se justifica quando se instrumentaliza para a vida prática", disse Nathanael. Ele também afirma ser necessário capacitar os professores para mudar a didática de ensino. De acorodo com ele, não basta oferecer computadores aos professores. É necessário capacitá-los para usar tal equipamento no processo de ensino. "A didática do giz, lousa e saliva está completamente superada. É como se o aluno entrasse no túnel do tempo, quando a escola deveria olhar para o futuro", critica ele. [Clique aqui para conferir o texto na íntegra]

 

Jogos têm potencial para ensino, diz professor

 

Dentre as possibilidades proporcionadas pela eletrônica para o aprendizado, os jogos educacionais despontam como ferramentas úteis para associação de novos conteúdos. É o que afirma Eduardo Galembeck, professor do Instituto de Biologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). "Jogos são ferramentas com grande potencial para o ensino, não só de ciências, mas em diversas áreas", diz ele. O motivo, conforme explica, é a criação de ambientes propícios à simulação e experimentação, que estimulam a interpretação dos resultados obtidos. [Clique aqui para conferir o texto na íntegra]

 

Papel das instituições de ensino precisa ser revisto

 

As instituições de ensino precisam refletir sobre qual será o papel do professor e das instituições de ensino com a web 2.0, que proporciona a interatividade entre tecnologias e usuários. A opinião é de Nivaldo Tadeu Marcuso, responsável pela Gestão da Tecnologia da Informação, Planejamento Estratégico e Educação a Distância da Fundação Bradesco. De acordo com ele, é necessário monitorar num primeiro momento o que alunos e professores produzem nas redes sociais para entender a dinâmica desse conteúdo e então passar a utilizar novos recursos no ensino. "As tecnologias alteram a comunicação, mas não sabemos como elas afetarão a educação", afirma ele. [Clique aqui para conferir o texto na íntegra]

 

Diretor de multinacional quer EAD no DNA das empresas

 

O diretor global de aprendizado, inovações e soluções de e-Learning da Deloitte Touche Tohmasu, Nick van Dam, destacou na manhã desta quarta-feira, 24 de junho, o quanto considera importante o aprimoramento da EAD (educação a distância). Segundo ele, é impossível promover o desenvolvimento de talentos dentro das empresas sem investimentos em EAD. A declaração foi dada na abertura do 9º Congresso Internacional e-Learning Brasil. Van Dam disse que o treinamento contínuo deve fazer parte da estratégia de qualquer empresa e precisa estar incorporado ao cotidiano de trabalho de todos os funcionários. [Clique aqui para conferir o texto na íntegra]

 

(Portal Universia)


Data: 26/06/2009