Caminhada ecológica promove turismo rural em Gurinhém

Evento é resultado de projeto desenvolvido pela UFCG

Será realizada no próximo domingo, dia 28, em Gurinhém, no Agreste paraibano, a 1ª Caminhada da Natureza - Circuito Uruçu-Serra do Catolé. O evento ecológico é fruto do trabalho desenvolvido pelo projeto de extensão Universidades Cidadãs, da UFCG, idealizado pela Rede Nacional de Mobilização Social (a COEP), em parceria com mais cinco instituições de ensino superior do Nordeste.

A saída está prevista para depois das 8h, quando será servido o café da manhã. A concentração será em frente à Escola da Comunidade. Durante o café da manhã haverá uma exposição de artesanato de flores, produzido por artistas da região. Às 13h será servido o almoço e às 14h acontecerá um bingo de um aparelho celular. Para participar da caminhada basta se inscrever, gratuitamente, na Escola Municipal de Uruçu ou através do e-mail comunidadeurucu@yahoo.com.br.

A caminhada ecológica será realizada em parceria com a ONG Anda Brasil, através de um programa de turismo rural criado por jovens assistidas pelo Universidades Cidadãs. O evento se constitui numa das primeiras ações do programa, que visa estimular práticas de atividades turísticas, ampliar e incentivar a prática do associativismo, recuperar, preservar e valorizar o meio ambiente e estimular a geração de renda para a população local.

O projeto Universidades Cidadãs tem por objetivo promover ações de cidadania e melhoria da qualidade de vida de populações de baixa renda das comunidades do semi-árido. Uma das iniciativas é capacitar jovens das populações assistidas a desenvolverem ações em diversos segmentos, a exemplo da área ecológica. E foi justamente aproveitando os conhecimentos obtidos pelos professores e estudantes da UFCG, que o grupo de Gurinhém teve a ideia de promover a caminhada.

Turismo rural

O turismo rural é uma modalidade do turismo que tem por objetivo apresentar como atração as plantações e culturas em áreas onde estas sirvam de referência nacional ou internacional no dito agronegócio. De acordo com o Ministério do Turismo do Brasil, a conceituação de turismo rural fundamenta-se em aspectos que se referem ao turismo, ao território, à base econômica, aos recursos naturais e culturais e à sociedade.

Com base nesses aspectos, e nas contribuições dos parceiros de todo o País, define-se a atividade como o conjunto de ações turísticas, desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, cujo intuito seja agregar valor a produtos e serviços, resgatar e promover o patrimônio cultural e natural da comunidade.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 26/06/2009