UFCG inaugura Rede Metropolitana de Campina Grande nesta sexta

Principais centros de ensino e pesquisa da cidade serão conectados através de uma infraestrutura de fibra óptica de alta velocidade

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) inaugura nesta sexta-feira, 26, a Rede Metropolitana de Campina Grande (Metro-CG) conectando através de uma infraestrutura de fibra óptica em alta velocidade (Gigabits) os principais centros de ensino e pesquisa da cidade, favorecendo aplicações avançadas com grande demanda na transmissão de dados. Por exemplo, imagens e vídeos que passariam três minutos para serem transferidos (download), em 10 a 15 segundos estarão completamente carregados. A solenidade acontece às 10h no Centro de Extensão, no campus Campina Grande.

Inicialmente, foram aplicados R$ 700 mil de investimentos em aproximadamente 40 Km de extensão de fibra ótica, conectando UFCG, Parque Tecnológico, UEPB, Embrapa, Fapesq, Ifet e Insa. A Metro-CG integra o projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) do Ministério da Ciência e Tecnologia, que interligar as principais Instituições de ensino superior e centros de pesquisa em 27 cidades brasileiras e é coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) - uma rede acadêmica que atualmente conecta cerca de seiscentas instituições em todo o país.

A interligação possibilita o compartilhamento da produção acadêmica e o desenvolvimento de projetos de educação à distância tanto com instituições brasileiras como internacionais. Mesmo sob coordenação da RNP, a Metro-CG será gerenciada por um consórcio entre os seus integrantes, e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba o administrará. Outras instituições, a exemplo da FIEP, Prefeitura Municipal, Escola Redentorista, FAP e o Sebrae estarão em breve se interligando.

RNP

Responsável pela introdução da Internet no Brasil, em 1992, a RNP opera a rede acadêmica nacional, a rede Ipê. Sua missão é promover o uso inovador de redes avançadas no país. Mantida pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, atua no desenvolvimento e na prestação de serviços em três áreas: infraestrutura de redes de alto desempenho, aplicações avançadas e formação de recursos humanos em redes.

A rede Ipê é uma infraestrutura de alto desempenho para colaboração e comunicação em educação e pesquisa que alcança os 26 estados da federação e o Distrito Federal, interligando cerca de 600 instituições de ensino superior e de pesquisa e beneficiando mais de um milhão de usuários. A RNP está conectada às redes acadêmicas latino-americana (Rede Clara), europeia (Géant) e norte-americana (Internet2), além de ter conexão própria à Internet mundial.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 25/06/2009