Editora Universitária lança segunda edição de livro sobre polímeros

A publicação é um estudo sobre a ampliação do tempo de vida útil e como controlar os fatores da degradação dos materiais poliméricos.

A Editora Universitária da Universidade Federal de Campina Grande (EDUFCG) acaba de lançar a 2ª edição do livro Aspectos da Degradação de Polímero, de autoria do pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da instituição, professor Rômulo Feitosa Navarro. Baseado em sua tese de doutorado, a obra é a terceira de sua lavra e teve sua primeira edição publicada em 2003.

O livro tenta, em parte, preencher a lacuna existente na literatura técnica nacional de títulos relacionados com a degradação acelerada de materiais poliméricos. “Apesar de tratar com maior enfoque o polipropileno e o compósito polipropileno/fibra de vidro, a obra aborda também outros polímeros, principalmente os semicristalinos”, comenta o autor.

Em condições normais, explica o pesquisador, um material polimérico pode levar centenas de anos para ser decomposto pela ação do ambiente. Entetanto, bem antes desse tempo vários vários artigos feitos com base em polímeros atingem o final de sua vida útil. " Na maioria dos caso isso ocorre pela drástica redução nas suas propriedades mecânicas e/ou pela perda de suas caracteriísticas superficiais", explicou.

Rômulo Navarro tem outros três livros publicados: Fundamentos de Reologia de Polímeros, pela Editora da Universidade de Caxias do Sul, RS, em 1997; Materiais e Ambiente, pela Editora Universitária da UFPB, em 2001, e mais recentemente, pela Editora da UFCG, a tradução do livro de Dr. Chris Petry, da Universidade de New Castle Uppon Tyne, da Inglaterra, Reologia de Fibras, em 2008.

Aspectos da Degradação de Polímero pode ser adquirido através da página da EDUFCG na internet (http://www.ufcg.edu.br/~edufcg).

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 22/06/2009