Pró-reitores discutem desafios da pesquisa e pós-graduação

Encontro foi realizado em Goiânia, nos dias 15 e 16

Discutir os desafios das pró-reitorias e abordar assuntos fundamentais relativos à pesquisa e à pós-graduação para futuras discussões no Fórum Nacional foi o principal objetivo do Encontro do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação da regional Centro-Oeste (Foprop-CO). O encontro foi realizado em conjunto com o Diretório Nacional, em Goiânia, nos dias 15 e 16 de junho.

A abertura do evento contou com a participação da vice-presidente do CNPq, Wrana Panizzi, da pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal de Goiás, Divina das Dores Cardoso, e dos professores Jorge Audy, presidente do Foprop Nacional, Wolmir Amado, reitor da Universidade Católica de Goiás (UCG), e Leonardo Guedes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Mereceu destaque nas discussões o Programa Institucional de Iniciação Científica do CNPq – o PIBIC, que é coordenado pela Dra. Wrana Panizzi. Anteriormente à abertura do Encontro, os coordenadores dos programas de iniciação científica nas universidades do Centro-Oeste se reuniram com a vice-presidente do CNPq para trocar sugestões, idéias e informações sobre o Programa. Discutiu-se a importância da IC que não apenas pode abreviar o caminho do estudante à pós-graduação, mas pelos benefícios que a prática da atividade de pesquisa propicia na formação de profissionais diferenciados e melhores preparados para o mundo do trabalho como um todo.

Na região Centro-Oeste participam do Programa 21 instituições, sendo que três delas entraram recentemente. Houve também um aumento expressivo no número de bolsas, que passou de 1.782 para 2.032. No país todo, o PIBIC concede cerca de 24 mil bolsas.

Também foram discutidos outros temas no evento, como a questão dos cursos lato sensu e o mestrado profissional. Na mesa-redonda sobre cursos lato sensu , foram ressaltadas as dificuldades e desafios desses cursos. Outro assunto em destaque foi a Rede de Pesquisa Ambiente: Cerrado – Pantanal, estabelecida entre instituições de ensino e pesquisa da região Centro-Oeste.

(Assessoria de Comunicação Social)

Data: 19/06/2009