Defendida 400ª dissertação do Mestrado em Ciência da Computação da UFCG

Trabalho de Elmano Ramalho Cavalcanti trata de modelos de mobilidade em redes sem fio

A produção científica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) atingiu uma marca histórica na última quarta-feira, 17, quando foi defendida, no auditório do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), a 400ª dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da instituição.

O trabalho, intitulado Avaliação de Modelos de Mobilidade em Redes Ad Hoc Sem Fio, foi desenvolvido pelo aluno Elmano Ramalho Cavalcanti sob orientação do professor Marco Aurélio Spohn. “É um estudo de grande importância na medida em que utiliza uma metodologia formal de avaliação de modelos de mobilidade em redes sem fio (wireless)”, explica o coordenador do Programa de Pós-graduação, Herman Martins Gomes.

Modelos de mobilidade são utilizados em simulações de protocolos, serviços e aplicações desenvolvidos para o crescimento das redes ad hoc sem fio (laptops, celulares, etc.). Eles descrevem o padrão de movimento dos elementos da rede (pessoas, veículos, etc.) utilizando-se de métricas de mobilidade ainda não consensuais entre os variados modelos existentes.

Pós-graduação

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFCG teve início em 1973, quando foi criado o curso de mestrado, seguido pelo doutorado, em 2005. Conta atualmente com um corpo docente formado por cerca de 20 professores-doutores e recebe, em média, 30 novos alunos de mestrado e 10 de doutorado por ano.

“Além das cotas de bolsas junto à Capes e ao CNPq, contamos também com bolsas associadas a projetos, as quais têm sido suficientes para atender à maior parte das solicitações”, observa Herman Gomes. Ele destaca a participação de Elmano Caavalcanti em um destes projetos, o de Formação de Recursos Humanos em Tecnologias da Informação e Comunicação (FRH-TIC), estabelecido com a Hewlett-Packard (HP Brasil). Com critérios de seleção bastante elevados, o FRH-TC contempla a UFCG, atualmente, com 13 bolsas, num total de R$ 170 mil anuais.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 19/06/2009