Comissão para criação da Universidade Federal do Sertão se reúne nesta quarta

No encontro serão definidos o relator e secretário, além do calendário das atividades e a metodologia dos trabalhos

Nesta quarta-feira, 17, estará se reunindo pela primeira vez, na Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Comissão de Estudo da Viabilidade Técnica de Criação da Universidade Federal do Sertão, a partir do desmembramento dos campi Cajazeiras, Patos, Pombal e Sousa. Na pauta, a metodologia dos trabalhos, calendário das atividades e a escolha do relator e secretário. O encontro acontece às 10h.

Para o reitor Thompson Mariz, presidente da comissão, dois princípios nortearão os trabalhos que serão estabelecidos na reunião: a transparência dos atos e das ações; e a democratização dos dados e resultados. “Uma transparência interna e externa, sociedade e comunidade universitária, tomando conhecimento das questões e resultados; e uma democracia ampla, com a participação de professores, técnico-administrativos e estudantes, num debate consistente e produtivo – em todos os campi da instituição, até dos que não serão desmembrados”, disse.

Qualquer decisão deve estar bem embasada, nas reflexões, debates e dados catalogados sobre as potencialidades e fragilidades apontadas, disse o reitor, convocando as entidades representativas da universidade para promoverem suas discussões, inclusive com a participação da comissão.

A comissão inclui ainda os diretores dos centros de Ensino que provavelmente serão desmembrados, caso se consolide a criação da Universidade Federal do Sertão: Paulo Bastos (campus Patos); Martinho Salgado (Pombal); Joaquim Alencar (Sousa); e Fábio de Freitas (Cajazeiras).

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 16/06/2009