Curso de Música da UFCG promove palestras nesta quinta-feira

Maior compositora de música de concerto do país, Marisa Rezende vai abordar o tema Música Contemporânea Brasileira

O auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) será palco, na próxima quinta-feira, 18, de duas palestras “musicais”. Pela manhã, às 10h, a pianista e professora Marisa Rezende, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) irá abordar o tema Música Contemporânea Brasileira, enquanto que à noite, às 19h, a professora Maria José Bernardes Di Cavalcanti, da UFCG, vai proferir palestra sobre O Piano e a História dos Instrumentos de Teclado.

Marisa Rezende é considerada a maior compositora de música de concerto do país. Durante mais de vinte anos lecionou diversas disciplinas teóricas e de composição musical na UFRJ. É membro do grupo Música Nova e fundadora da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (Anppom).

A professora Duda Di Cavalcanti já lecionou as disciplinas Prática do Piano, Música de Câmara e Introdução à Composição na UECE. É doutora em Artes Musicais, na área de Piano Performance, pela Louisiana State University (EUA). Já estudou com o renomado pianista, regente e compositor argentino José Alberto Kaplan, além de ter recebido bolsa do instituto alemão Deutscher Musikrat para estudar com o pianista e compositor Ernst Uekermann, na Alemanha.

Curso de Música terá habilitação inédita no país

As palestras são promovidas pela Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG, campus Campina Grande, que inicia, no próximo semestre, o primeiro curso de graduação em Música do país a oferecer a habilitação em Produção Musical.

A habilitação forma produtores musicais para atividades cênicas e audiovisuais, considerados mercados carentes de pessoas com formação nessas áreas. “A Produção Musical vai capacitar profissionais para o trabalho em filmes, novelas, espetáculos teatrais, desenhos sonoros, entre outras atividades que necessitam de arranjos musicais nas suas finalizações”, explica o coordenador do curso, Carlos Alan Peres da Silva.

A graduação em Música teve as primeiras 30 vagas preenchidas no Vestibular 2009, realizado no final do ano passado. A entrada dos primeiros alunos será em agosto próximo. O curso tem duas modalidades: bacharelado e licenciatura. Todos os alunos terão um ano de ensino básico de música e só depois migrarão para uma dessas duas áreas. No bacharelado são cinco habilitações. Além de Produção Musical, os alunos poderão optar por Prática Interpretativa, Composição, Regência e Canto.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 17/06/2009