topo_cabecalho
Programa da UFCG promoverá manifestação em defesa dos idosos

Na Paraíba, mais de 700 denúncias de violência e maus-tratos são registradas anualmente

 

Apesar das políticas de promoção do bem estar destinadas ao público da terceira idade, casos de violência e desrespeito contra os idosos são relatados diariamente aos órgãos competentes no Brasil. Só na Paraíba, mais de 700 denúncias junto ao Conselho Estadual do Idoso são registradas anualmente, preocupando as autoridades competentes e instituições que atuam na defesa destas pessoas.

 

Em todo o mundo, o dia 15 de junho tem sido dedicado ao combate aos maus-tratos contra pessoas idosas. Em Campina Grande, a data será lembrada com uma manifestação a partir das 16h, na Praça da Bandeira, promovida pelo Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade (PIATI), da UFCG, em parceria com a Curadoria do Cidadão, da Infância e Juventude, Pastoral do Idoso e Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas).

 

Segundo uma das coordenadoras do PIATI, Carmem Verônica Nóbrega, a manifestação acontecerá como forma de denunciar o cenário de banalização da violência contra esta minoria social, "e sensibilizar a população para dividir as responsabilidades de apresentação de políticas públicas que possam assegurar respeito, dignidade e uma cultura de paz para os idosos no município e em toda região".

 

O PIATI vem, desde 2003, desenvolvendo ações e estudos direcionados ao segmento idoso paraibano junto a diversos parceiros institucionais, o que tem proporcionado à coordenação do programa acesso constante ao diagnóstico dos índices de violência contra as pessoas idosas e também crianças e adolescentes do Estado da Paraíba.

 

“Diante dos dados, podemos desenvolver trabalhos capazes de promover uma melhor qualidade de vida para as pessoas da terceira idade”, destaca Carmem, que espera a colaboração da sociedade campinense na manifestação do dia 15.

 

Mostra Cultura

 

No dia 19, o PIATI e os parceiros promoverão no teatro do Sesc Centro, em Campina Grande, das 13h às 17h, a 1ª Mostra Cultural da Pessoa Idosa. O evento contará com palestras e apresentações culturais. A principal palestra, Violência Não, Cultura Sim, será proferida pelas professoras, Carmem Verônica Ribeiro e Keila Queiroz, coordenadoras do Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade. Durante a mostra, o Programa Conviver fará uma apresentação artística, com os idosos atendidos no local.

 

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)


Data: 12/06/2009