Relatório do Unicef mostra que país está próximo de universalizar educação

Apesar de reconhecer avanços, há dificuldades nas áreas mais pobres. Atualmente 26 milhões de estudantes entre 7 e 14 anos estão matriculados

As desigualdades sociais afastam das escolas brasileiras atualmente cerca de 680 mil crianças entre 7 e 14 anos em todo o país. Apesar disso, relatório divulgado nesta terça-feira (9) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em Brasília, mostra que o Brasil está muito próximo de universalizar o acesso à educação.

Batizado de "Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009 - O Direito de Aprender: Potencializar Avanços e Reduzir Desigualdades", o relatório revela que 97,6% das crianças nessa faixa etária estão matriculadas na rede de Ensino Médio, o correspondente a 26 milhões de estudantes.

Mas a falta de um atendimento diferenciado, que contemple as diferentes realidades sociais brasileiras, acaba afastando um número considerável de crianças do direito à educação.

O relatório conclui que o país obteve importantes avanços nos indicadores de acesso, aprendizagem, permanência e conclusão do Ensino Básico. A análise, no entanto, mostra que as desigualdades sociais dificultam a educação nas regiões do Semiárido, da Amazônia Legal e nas comunidades populares dos centros urbanos.

"A capacidade demonstrada pelo país de melhorar esses indicadores é que nos permite afirmar que é possível, sim, universalizar o direto de aprender para todas as crianças e adolescentes no Brasil", registra o Unicef.

Inédito, o documento relaciona informações sobre acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da Educação Básica entre os alunos. A partir desses dados, o Unicef trilha o cenário de avanços e de desigualdades do sistema de ensino brasileiro.

(G1, 9/6)

Data: 09/06/2009