Conhecimento sobre legislação é primordial para o exercício da Engenharia Agrícola, diz dirigente do Confea

Afirmação foi feita durante o Simpósio de Construções Rurais e Ambiência que está sendo realizado na UFCG.

A afinação entre competência acadêmica e um currículo mínimo impositivo para o exercício da profissão, com conteúdos de legislação e ética, foi um dos pontos expostos pelo engenheiro Paulo Roberto da Silva do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) em palestra sobre a atribuição profissional de engenheiros, na manhã desta terça-feira, 9, no Simpósio de Construções Rurais e Ambiência (SIMCRA’09) que está sendo realizado no Centro de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A obrigatoriedade de um perfil para cada campo de atuação da Engenharia Agrícola, com competências técnicas definidas, diretrizes curriculares que contemplem o exercício profissional – o seu papel e o da empresa – e, nas práticas fundamentais, disciplinas que tratem de impacto ambiental e cidadania foram apontados como um dos requisitos fundamentais para a formação acadêmica. “O Confea exigirá essas competências. Com uma lupa, observando o perfil da graduação para poder expedir o registro”, alertou.

A necessidade de se conhecer o Código de Ética, código de Defesa do Consumidor e o Código Penal também foi ressaltada pelo palestrante, como elemento primordial para o exercício da profissão. “Responsabilidade social, cidadania e ética são partes intrínsecas do profissional”.

Completando a programação do segundo dia do Simcra’09, o professor Dermeval Araújo Furtado, da UFCG, falou sobre ambiência e a qualidade na produção industrial de caprinos e ovinos; logo em seguida, uma mesa redonda mediada pelo presidente do Instituto Nacional do Semi-Árido (Insa), Roberto Germano, debateu o tema no contexto da região semi-árida. À tarde, a situação atual e as perspectivas das instalações rurais no Brasil foi tema da palestra da professora Irenilza de Alencar, da Unicamp.

Quarta-feira, 10

A partir das 8 horas, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, teremos as palestras: Bioenergia no aquecimento de instalações avícolas, com o professores Jadir Nogueira (UFV); Epidemiologia e saúde ambiental, prof. Adelson Luiz Araújo (UFV); e Aproveitamento de resíduos sólidos em materiais de construção, professores Normando Perazzo (UFPB).

À tarde, antes da sessão de encerramento, haverá um debate entre os estudantes de pós-graduação sobre construções rurais e ambiência, que acontecerá das 14h às 15h.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 09/06/2009