Manual de pavimentação urbana é publicado pela UFCG

Mil exemplares estão sendo distribuídos gratuitamente

Com o período de chuvas, todos os anos, multiplicam-se os números de buracos nas vias urbanas das cidades de médio e grande porte. A situação se complica ainda mais quando os reparos são realizados sem um estudo que identifique suas causas e o nível de deterioração do asfalto. Essa literal operação “tapa-buraco”, por resolver temporariamente o problema, acaba acarretando repetidos prejuízos ao erário público e à população.

Um projeto de mestrado e doutorado sobre o tema, desenvolvido por pesquisadores e alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), resultou na publicação do Manual de Avaliação, Manutenção e Restauração de Vias Urbanas, que cataloga e descreve os defeitos com causas, níveis de deterioração, medições e sugestões para correções dos pavimentos flexíveis.

O coordenador da pesquisa, professor doutor Kennedy Guedes, da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil, salienta que, comumente, as raízes dos problemas estão no sistema de drenagem e nos consertos, na execução e na qualidade dos remendos. “Atualmente, são aplicadas as mesmas avaliações, manutenção e recuperação realizadas nas rodovias; no entanto, nas vias urbanas são necessários planos detalhados subsidiados por um inventário, com descrições e conceitos claros, para a eficácia da intervenção”, observou.

A Editora Universitária (EDUFCG) produziu mil exemplares do manual, que estão sendo distribuídos gratuitamente pelo Programa de Recursos Humanos (PRH-25), desenvolvido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) no âmbito da UFCG, que apoiou a pesquisa juntamente com o CNPq e a Atecel. A secretaria do PRH-25 fica no Bloco CB (REENGE), do campus Campina Grande, e o telefone é o 83) 3310.1106.

Também são autores do projeto os pesquisadores Carlos André Morais, Adriano Elissão de Figueirêdo e Lêda Christiane de Figueirêdo.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 03/06/2009