UFCG oferece curso de Música com habilitação inédita no país

Produção Musical é uma das cinco áreas oferecidas pela graduação

A Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAM) da UFCG, campus Campina Grande, vai iniciar no próximo semestre o primeiro curso de graduação em Música, que oferecerá a habilitação em Produção Musical, inédita em todo o país. A habilitação forma produtores musicais para atividades cênicas e audiovisuais, considerados mercados carentes de pessoas com formação nessas áreas.

O coordenador do curso de Música da UAAM, Carlos Alan Peres da Silva, enfatiza a importância da habilitação no campo de trabalho nos dias atuais. “A Produção Musical vai capacitar profissionais para o trabalho em filmes, novelas, espetáculos teatrais, desenhos sonoros, entre outras atividades que necessitam de arranjos musicais nas suas finalizações”, comenta Alan Peres.

Segundo o coordenador, atualmente não são apenas artistas que dependem de bons profissionais para a produção musical de seus shows. Essas outras áreas são ainda mais exigentes de pessoal habilitado e promissoras. “Posso dizer que o mercado para produtores musicais está em expansão em todo o Brasil e nós seremos a primeira, e por enquanto a única, universidade a formar pessoas nessa área. Isso certamente atrairá estudantes de várias partes do país”, declara.

A graduação em Música da UFCG teve as primeiras 30 vagas preenchidas no Vestibular 2009, realizado no final do ano passado. A entrada dos primeiros alunos será em agosto, no segundo período letivo. O curso tem duas modalidades: bacharelado e licenciatura. Todos terão um ano de ensino básico de música e só depois migrarão para uma dessas duas áreas. No bacharelado são cinco habilitações. Além de Produção Musical, os alunos podem optar por Prática Interpretativa, Composição, Regência e Canto.

Na Prática Interpretativa, os alunos terão direito a escolher qual instrumento, ou área, querem se especializar. Entre os instrumentos oferecidos para esses estudos estão: clarineta, piano, sax, viola, violão, violino, flauta e violoncelo. A habilitação ainda oferece a prática em canto.

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 03/06/2009