UFCG vai realizar Seminário Internacional de Metrologia Elétrica

Evento acontece de 17 a 19 deste mês em João Pessoa

Contando com a participação de palestrantes da França, Estados Unidos, Portugal e Argentina, acontece de 17 a 19 deste mês, no Hotel Tambaú, em João Pessoa, o 8º Seminário Internacional de Metrologia Elétrica (VII Semetro). Realizado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), o evento tem o propósito de fortalecer o desenvolvimento da metrologia e da instrumentação elétrica, principalmente no Brasil e na América Latina, congregando pessoas e entidades para produzir conhecimento e cultura científicos.

“Tradicionalmente, o termo metrologia esteve relacionado com os pesos, medidas e sistemas de unidades de todos os povos, antigos e atuais. Entretanto, atualmente a metrologia pode ser entendida como o ramo da ciência relacionado com as medições, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que assegurem a exatidão exigida nos processos produtivos”, explica o presidente do evento, professor Dr. Raimundo Carlos Silvério Freire, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG

Segundo ele, o Semetro contou, nas suas primeiras edições, com uma forte participação de laboratórios de metrologia, mas uma participação moderada da comunidade científica. Nesta edição, que além do patrocínio do Inmetro e da Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), conta com a organização da UFCG, está prevista a apresentação de 120 artigos de 21 países e de praticamente todas as regiões e estados brasileiros, praticamente o dobro do número de artigos apresentados no evento anterior.

Mais informações no site do evento: http://www.inmetro.gov.br/semetro/index.asp

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 01/06/2009