Secretário do MEC divulga números sobre a educação a distância no país

De 2000 a 2008, a educação a distância no país deu um salto de 1.682 para 760.599 alunos que estudam por meio dessa modalidade de ensino

Os números foram apresentados no dia 27, em Brasília (DF), pelo secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, durante uma audiência pública realizada na Câmara dos Deputados.

Ele também apresentou dados que revelam o desempenho excepcional dos graduandos a distância, melhor avaliados em sete das 13 áreas analisadas pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O secretário avaliou que essa modalidade de ensino tem contribuído para a democratização do acesso ao ensino superior público.

Na ocasião, Bielschowsky lembrou que a estrutura do sistema de educação a distância colabora para a garantia de qualidade na graduação ofertada. Entre os diferenciais apontados estão a equipe multidisciplinar, a infraestrutura de apoio, o material didático e os sistemas de educação.

O secretário também abordou a formação profissional técnica de nível médio a distância. Ele revelou a meta de atender 200 mil alunos em mil escolas-pólo até 2010 pela Escola Técnica Aberta do Brasil (e-tec Brasil). Hoje, 147 cursos são ofertados, com 11,2 mil estudantes matriculados. O investimento para este ano no programa será de mais de R$ 160 milhões. "A cultura da educação a distância é nova. Estamos construindo uma cultura que possa se traduzir em ensino de qualidade", afirmou.

Ele destacou a importância da capacitação e formação continuada por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com 650 pólos e 110 mil alunos, e o ProInfo Integrado, que já atendeu a 62,2 mil escolas brasileiras com laboratórios de informática. O programa também oferece capacitação e conteúdos educacionais. "São novas perspectivas de acesso ao ensino público de qualidade", disse.

Informações sobre as ações da Secretaria de Educação a Distância do MEC podem ser obtidas neste em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=289&Itemid=822

(Gestão C&T, 834)

Data: 29/05/2009