topo_cabecalho
Concurso estimula desenvolvimento sustentável

Projetos comunitários selecionados receberão R$ 40 mil

 

Estão abertas, até o dia 28 de agosto, as inscrições para a 12ª edição do concurso Banco Real Universidade Solidária. O concurso, que esse ano tem como tema o "Desenvolvimento sustentável com ênfase em geração de renda", apoiará a implantação de dez projetos de extensão universitária que contribuam com a melhoria de renda e da qualidade de vida de comunidades carentes. A iniciativa é do Banco Real - Grupo Santander Brasil em parceria com a UniSol (Universidade Solidária).

 

Todas as IES (Instituições de Ensino Superior) brasileiras podem se inscrever. Para tanto, os projetos devem ser propostos por docentes efetivos e endossados pelo reitor e pelo pró-reitor de extensão. Cada instituição pode fazer quantas inscrições quiser, mas a organização do concurso selecionará apenas dois projetos por IES.

 

Cada um dos projetos selecionados receberá R$ 40 mil, com possibilidade de renovação do benefício por mais um ano, a depender dos resultados alcançados. De acordo com o regulamento do concurso, os projetos devem privilegiar comunidades do entorno das IES. Além disso, é necessário que promovam ações articuladas com pesquisa e ensino, com participação ativa e orientada dos estudantes, adesão voluntária da equipe e com participação ativa e de co-responsabilidade da comunidade. Os projetos também devem ser multidisciplinares e podem ou não estar em andamento na data da inscrição.

 

O objetivo do concurso é contribuir com a formação cidadã do futuro profissional, oferecer o conhecimento das IES às comunidades e apoiar a extensão universitária. Para a superintendente de Desenvolvimento Sustentável do Banco Real, Laura Oltramare, as partes devem trabalhar pela melhoria da qualidade de vida das comunidades com a universidade.

 

Concepção e avaliação

 

As equipes responsáveis pelos projetos devem ser compostas por, no mínimo, quinze estudantes regularmente matriculados e um professor. Devem ser equipes multidisciplinares com possibilidade de integrantes de instituições diferentes. Docentes, técnicos, alunos de pós-graduação e profissionais de instituições parceiras podem ser integrados ao grupo de trabalho como voluntários. A participação de voluntários será levada em consideração durante a avaliação.

 

Os projetos serão analisados por comissão composta por representantes do banco Real, da UniSol e por profissionais com reconhecida atuação na área acadêmica e social. A implementação deve estar prevista para ocorrer por meio de ações educativas e não somente de pesquisa ou de forma assistencialista. A divulgação dos resultados será feita em novembro. Em fevereiro de 2010, haverá o primeiro encontro entre o Grupo Santander, a UniSol e as IES selecionadas, quando os projetos serão executados.

 

Para fazer a inscrição, é necessário encaminhar a proposta, por meio de correspondência registrada, para a UniSol. A proposta deve conter duas vias impressas do projeto, duas vias da ficha de inscrição devidamente assinada e CD com a versão eletrônica do projeto, com a ficha de inscrição e todas as imagens apresentadas na versão impressa.

 

O endereço para envio é:


UniSol (Universidade Solidária)
12º Concurso Banco Real Universidade Solidária
Rua Pamplona, 1005, 5º andar
Jardim Paulista
CEP 01405-001
São Paulo - SP

Informações adicionais sobre o concurso, o edital completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da UniSol.

 


Data: 28/05/2009