Prazo para inscrição de alunos ao PIBIC Júnior termina sábado

Selecionados vão receber uma bolsa no valor de R$ 100 mensais durante um ano

Os alunos que estão cursando o 2º ano do Ensino Médio e técnico profissionalizante em escolas públicas da Paraíba têm até este sábado (30) para se inscrever para bolsas do Programa de Iniciação Científica Júnior – Pibic Júnior (IC JR). O programa é resultado de convênio entre o CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e o Governo do Estado através da  FAPESQ-PB - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba.

O edital contempla alunos de escolas públicas localizadas em municípios que sejam sede de unidade de pesquisa de uma das universidades públicas do Estado e será operacionalizado pela FAPESQ em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura da Paraíba, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Os alunos selecionados vão receber uma bolsa no valor de R$ 100 mensais durante um ano. Para se inscrever o estudante precisa apresentar frequência igual ou superior a 90% e apresentar média global igual ou superior a 8,0 no primeiro ano do Ensino Médio, bem como ter disponibilidade de 10 horas semanais para dedicar às atividades da bolsa.

A seleção será realizada por uma comissão mista composta por representantes da FAPESQ e da Secretaria de Educação. O Pibic Júnior vem contribuir para a integração e consolidação de toda a rede pública de Ensino na Paraíba. Os alunos selecionados serão orientados em seus trabalhos por professores pesquisadores indicados pelas universidades que atuam em seus municípios.

O resultado dos bolsistas selecionados deverá ser divulgado até o dia 06 de julho e o início dos trabalhos está previsto para o mês de agosto de 2009. As inscrições para pesquisadores orientadores se estenderão até o dia 5 de junho. Maiores informações poderão ser obtidas na FAPESQ, das 12 às 18 horas (de segunda a quinta-feira) e das 8 às 13 horas (na sexta-feira), pelo telefone (83) 3333 2600 ou no portal www.fapesq.rpp.br.

(Helda Suene - Asscom Fapesq)

Data: 28/05/2009