Programação da Conferência Intermunicipal para a CONAE 2010 é divulgada

UFCG participará do evento, que será realizado nessa quinta, em João Pessoa

Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação, será o primeiro tema a ser abordado na programação da Conferência Intermunicipal de Educação, que será realizado nessa quinta-feira, 28, a partir das 9h, no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI), em João Pessoa. A temática terá como palestrante, o diretor de Programas da Secretaria Executiva Adjunta do Ministério da Educação, Arlindo Queiroz.

A coordenadora de Programas e Estágios da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), Betânia Maria Oliveira de Amorim, será a representante da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na comissão intermunicipal. O evento, que contará com mais três conferências de relevância no âmbito educacional brasileiro, é uma ação preparatória para a Conferência Nacional de Educação (CONAE 2010), que será realizado em abril de 2010, em Brasília.

A organização da etapa municipal é feita pela comissão organizadora da Conferência Estadual de Educação. O encontro terá como meta a discussão e a definição de contribuições ao tema da CONAE 2010, o mesmo a ser abordado pelo representante do MEC, Arlindo Queiroz, neste primeiro momento. Cerca de 200 representantes de 20 municípios paraibanos participarão do evento em João Pessoa.

A segunda conferência do dia iniciará às 10h10min, abordando os eixos temáticos: O Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade; Formação e Valorização dos Profissionais da Educação e Financiamento da Educação e Controle Social. O conferencista será o professor Alexandre Antônio Gili Náder (PPGE/UFPB).

Às 10h50min acontecerá a terceira conferência, com a abordagem dos temas: Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação; Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar e  Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade, com a professora Adelaide Alves Dias (PPGE/UFPB).

A abertura solene do evento está marcada para as 9h. O período das 8h às 9h está reservado ao credenciamento e atividades culturais. A primeira conferência será iniciada às 9h30min.  Às 11h30min ocorrerá um debate; às 12h, a leitura do Regimento; das 12h30min às 14h será servido o almoço e das 14 às 16h, exposição de grupos de trabalhos e eixos temáticos. Das 16h às 17h, haverá um coffee break/reunião, por segmento, para escolha de delegados. Às 17h, haverá a plenária final. A próxima Conferência Intermunicipal na Paraíba acontecerá em Guarabira, no dia 16 de junho.

programação completa

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 27/05/2009