topo_cabecalho
Tese de doutorado defendida na UFCG gera pedido de patente

Trabalho trata da otimização da bentonita para uso em perfuração de poços de petróleo

 

Resultados de uma pesquisa desenvolvida na UFCG foram depositados recentemente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para que o processo seja patenteado. O trabalho é fruto de um projeto que envolve ainda a UFSCar, Unicamp, Finep, Atecel e a empresa Oxiteno, e resultou numa tese de doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos da UFCG, defendida pelo engenheiro Heber Sivini Ferreira na última sexta, 22.

 

Intitulado Otimização do Processo de Organofilização de Bentonitas Visando seu Uso em Fluídos de Perfuração Base não Aquosa, o trabalho trata da otimização do processo de organofilização com uso de tensoativos iônicos e não iônicos, “tendo sido projetada e construída a primeira unidade piloto de organofilização brasileira, bem como uma unidade piloto por hidrociclonagem”, explica o orientador, Gelmires de Araujo Neves.

 

As bentonitas são argilo-minerais especiais, provenientes de cinzas vulcânicas, largamente utilizadas na indústria química e na perfuração de poços petrolíferos, sendo que a Paraíba produz quase 90% de toda a bentonita bruta brasileira.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 26/05/2009