Abertas na UFCG inscrições para Projeto de Acesso ao Ensino Superior

Estão abertas até o dia 18 de junho, na Coordenação de Programas e Estágios da UFCG, as inscrições para a seleção do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), da Secretaria de Ensino Superior do MEC.

O projeto tem por objetivo fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre os países com os quais o Brasil mantém acordos – em especial os africanos - nas áreas de educação e cultura, promovendo maior integração entre o Brasil e os países em desenvolvimento.

Será oferecido apoio financeiro no valor de um salário-mínimo mensal para alunos estrangeiros participantes do Programa Estudantes Convênio-Graduação (PEC-G), regularmente matriculados em cursos de graduação da instituição. Os contemplados receberão o auxílio por 12 meses, de julho de 2009 a junho de 2010, em moeda corrente brasileira.

Veja aqui os formulários e informações relativas ao processo seletivo.

Quem foi Milton Santos?

Nascido em Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia, em 1926. Milton Santos teve pais professores primários, que o alfabetizaram em casa. Em Salvador, custeava suas aulas no colégio lecionando Geografia na própria escola aos alunos do que seria atualmente o ensino médio.

Incentivado por um tio advogado, cursou Direito. Diplomado, não chegou a exercer a profissão; prestou concurso público para professor secundário e foi lecionar Geografia em Ilhéus. Iniciou, então, uma carreira repleta de desafios, não raro impostos pela sua condição de negro. Rodou o mundo, estudando e lecionando, numa trajetória impressionante. Aprendeu e ensinou na Europa, Américas e África.

Professor emérito da Universidade de São Paulo, ganhou o Prêmio Internacional de Geografia “Vautrin Lud ”, de 1994. Autor de mais de 30 livros e de 400 artigos científicos, publicados em diversos idiomas, foi homenageado pelo Ministério da Educação pela sua contribuição às políticas de inclusão social.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 26/05/2009