Reunião na UFCG debate futuro da Ciência e Tecnologia no Estado

“É preciso fortalecer cada vez mais a vocação de Campina como epicentro de desenvolvimento e produção tecnológica”, defende o reitor Thompson Mariz

A nomeação de um secretário estadual de Ciências e Tecnologia, a reinstitucionalização do conselho estadual de C&T e a destinação de mais recursos para a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) foram alguns dos reclames do reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, em reunião do conselho deliberativo da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), do qual é o presidente, ao fazer uma leitura sobre as perspectivas de desenvolvimento do estado a partir das pesquisas e convênios fomentados pelas universidades e fundações aqui instaladas.

Para o reitor, o Estado precisa criar ambientes para que o patrimônio intelectual gerado nas universidades, especialmente na área tecnológica, encontre condições de atuar na própria região, sem a necessidade de buscar oportunidades em outros centros. “Fortalecer cada vez mais a vocação de Campina como epicentro de desenvolvimento e produção tecnológica”.

Mariz também traçou um perfil da educação no estado e no Nordeste e apontou caminhos para que o Ensino Médio seja reformulado. Entre eles, a de que 25% da grade curricular sejam destinados ao ensino técnico, podendo o aluno completar o curso profissionalizante após concluir o Médio. “O intuito é acabar com o paradigma de que o aluno que não passou no vestibular é um forte candidato ao desemprego”.

A diretora do PaqTcPB, Francilene Garcia, apresentou as ações e projetos desenvolvidos pela fundação como a pavimentação e interiorização digital da Paraíba, o desenvolvimento do Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo (Citta), os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), entre outros.

A exposição atendeu a uma solicitação do empresário Eduardo Carlos, da Rede Paraíba de Comunicação, que esteve acompanhado dos editores e chefes de redação dos veículos que compõem o sistema, numa iniciativa de melhor divulgar as vocações tecnológicas de Campina Grande.

A reunião aconteceu na última sexta, 22, extraordinariamente no auditório da Reitoria, no campus Campina Grande, e também contou com a presença da vereadora Daniela Ribeiro, que defende a criação de uma secretaria municipal de Ciência e Tecnologia.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 25/05/2009