Brasília sedia o Xi Simpósio Nacional de Geografia Urbana, entre os dias 1º e 4 de setembro

Trabalhos deverão der enviados somente pela internet, impreterivelmente até às 0h do dia 31 de maio

Em setembro de 2009, Brasília será palco de palestras, debates e exposições acerca dos novos rumos e desafios práticos e científicos da geografia urbana. A capital federal irá sediar o XI Simpósio Nacional de Geografia Urbana (SIMPURB), evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília, que acontece entre os dias 1º e 4.

Durante o XI SIMPURB, serão discutidas temáticas emergentes no campo científico – suas tendências teórico-metodológicas e práticas sociais e espaciais –, que se apresentam como desafios à análise da cidade e revelam o movimento constante das transformações e da temporalidade dos processos, das dinâmicas e das permanências na construção histórica e geográfica da sociedade.

As atividades do XI Simpósio Nacional de Geografia Urbana serão distribuídas em conferências, mesas-redondas, sessões temáticas e pôsteres relacionados a questões referentes ao tema central. Dessa forma, o simpósio visa ampliar a prática acadêmica para congregar diferentes e conflitantes perspectivas e posturas analíticas. Assim, promove-se o aprofundamento do debate crítico e criativo sobre a produção científica na área de geografia urbana, bem como o estímulo à troca científica e à produção de conhecimento entre diversas gerações de pesquisadores.

Destacam-se, na programação, as atividades realizadas nas Seções Temáticas, onde serão abordadas transformações e tendências referentes à urbanização brasileira. Os debates e apresentações serão divididos em três eixos temáticos: expansão territorial da urbanização; organização espacial da urbanização; e padrão de ocupação territorial da cidade.

Apresentação de trabalhos científicos

Durante as Sessões Temáticas do XI SIMPURB, serão apresentados trabalhos científicos referentes aos três eixos temáticos supracitados. Os trabalhos poderão ser encaminhados a cada uma das sessões, de forma completa para apresentação, ou em resumo expandido para apresentação de pôster.

Os trabalhos deverão der enviados somente pela internet, impreterivelmente até às 0h do dia 31/05. Só serão permitidas inscrições de até dois trabalhos por autor. A contagem do número de trabalhos inclui autoria e co-autoria, bem com apresentação oral e pôster.

Os trabalhos deverão ser apresentados nas seguintes formatações:

§  Tipo de arquivo: Adobe Acrobat (PDF).

§  Configuração das páginas: papel tamanho A4; margem superior: 3cm; margem inferior: 2cm; margem esquerda: 3cm; margem direita: 2cm.

Os pesquisadores deverão encaminhar seus trabalhos, de acordo com a Sessão Temática escolhida, para os seguintes endereços eletrônicos:

Sessão Temática 1 – Expansão Territorial da Urbanização: xisimpurb.st1@gmail.com

Sessão Temática 2 – Organização Espacial da Urbanização: xisimpurb.st2@gmail.com

Sessão Temática 3 – Padrão de Ocupação Territorial da Cidade: xisimpurb.st3@gmail.com

Mais informações sobre inscrições e apresentações de trabalhos científicos podem ser encontradas no site www.xisimpurb.unb.br/trabalho_cientifico.

Inscrições para participação no XI SIMPURB

As inscrições para participação no XI Simpósio Nacional de Geografia Urbana podem ser realizadas pelo site www.xisimpurb.unb.br/formulariosimp. As taxas de inscrição variam conforme a tabela abaixo:

Taxa de inscrição até 10/06

Taxa de inscrição após 10/06

Estudantes de Graduação

R$100,00

R$150,00

Estudantes de Pós-Graduação

R$180,00

R$250,00

Profissionais

R$200,00

R$300,00

Sobre o SIMPURB

Há vinte anos pesquisadores na área da geografia urbana brasileira vêm refletindo, debatendo e apresentando suas pesquisas nos eventos do Simpósio Nacional de Geografia Urbana (SIMPURB).

A história do evento tem início no ano de 1988, durante o Encontro Nacional da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). As professoras Ana Fani Alessandri Carlos e Arlete Moysés Rodrigues reuniram um grupo de geógrafos e pesquisadores da urbanização para propor a criação de um fórum de debates e reflexões sobre os problemas da realidade urbana (mundial e nacional) e da pesquisa geográfica.

As preocupações apresentadas em relação às análises sobre a cidade, e quanto à necessidade de debates entre os pesquisadores, encontraram uma resposta entusiasmada e compromissada pelo grupo, inicialmente formado pelos geógrafos Roberto Lobato Corrêa, José Borzacchiello da Silva, Regina Bega dos Santos, Jan Bitoun, Maurício Abreu e Silvana Pintaudi.

Tal grupo, que tem se mostrado fundamental para a evolução e o amadurecimento da geografia urbana, vem agregando, também, a participação de outros pesquisadores, a fim de diversificar, enriquecer e redefinir o debate. Também se uniram à proposta geógrafos de todas as universidades e regiões do país, que têm colaborado com o amadurecimento do projeto.

Telefone: (61) 3036-6363 | Site: www.xisimpurb.unb.br

Data: 22/05/2009