topo_cabecalho
Brasil e Portugal criam programa para intercâmbio de estudantes de engenharia

Inscrições deverão começar nas próximas semanas, com prazo até setembro. Objetivo é financiar doutorados-sanduíche de grupos de pesquisa brasileiros e portugueses

O presidente do CNPq, Marco Antonio Zago, e o coordenador do Programa de Intercâmbio da Universidade do Porto, João Falcão e Cunha, acertaram em reunião esta semana os detalhes para a criação de um programa de intercâmbio na área de engenharia.

O objetivo do programa é apoiar grupos de pesquisa brasileiros e portugueses, pela participação de estudantes de doutorado que sejam membros de grupos de pesquisa, em estágios de doutorado-sanduíche.

Os estudantes brasileiros deverão realizar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) parte de sua tese de doutoramento a ser defendida no Brasil, enquanto os estudantes portugueses deverão realizar em instituições brasileiras parte de sua tese de doutoramento a ser defendida em Portugal.

Poderão ser selecionadas até dez propostas de parcerias compostas por um grupo de pesquisa brasileiro e um da FEUP. Para cada proposta selecionada, o grupo brasileiro será beneficiado com até três bolsas, pelo CNPq, enquanto o grupo português será beneficiado com a mesma cota, pela FEUP.

O processo de inscrição está previsto para as próximas semanas, com prazo previsto para apresentação das propostas até setembro de 2009.

"O que buscamos é o intercâmbio entre grupos de pesquisa, em que os pesquisadores elaborarão um projeto conjunto entre os dois países para concorrer às bolsas", afirmou o presidente do CNPq.

O proponente da proposta ao CNPq deve ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente, residente no Brasil, ter vínculo formal/empregatício/funcional com a instituição de ensino e/ou pesquisa brasileira dos doutorandos candidatos, e ser o líder do Grupo de Pesquisa brasileiro, devidamente cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. As bolsas poderão ter vigência de seis a 12 meses, a ser definida pelo proponente.

Marco Antonio Zago adiantou que as propostas deverão ser elaboradas em conjunto com o líder do grupo português, com anuência formal da FEUP para a parceria e conforme roteiro a ser disponibilizado. Deverão ser encaminhadas ao CNPq sob a forma de projeto, com o preenchimento do Formulário de Propostas on-line, que estará disponível na Plataforma Carlos Chagas, no site da agência do MCT.

As áreas a serem apoiadas são: Bioengenharia; Engenharia Biomédica; Engenharia Civil; Engenharia e Gestão de Transportes; Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Engenharia Industrial e Gestão; Engenharia Informática; Engenharia Mecânica; Engenharia Química e Biológica; Engenharia do Ambiente; Engenharia Metalúrgica e Materiais; Engenharia de Georecursos; Engenharia Física.

 

(Com informações da Assessoria de Comunicação do CPNq)


Data: 22/05/2009